NOTÍCIAS

17/11/2017 10:35 - Indústria e Comércio

Governo traz palestra de renome nacional


Com o propósito de capacitar e orientar os profissionais da indústria, comércio e serviços de Santa Clara do Sul sobre a conjuntura econômica do país, o governo municipal traz ao município uma das referências no setor em nível nacional, a doutora Patrícia Palermo.

O evento ocorre na próxima terça-feira, dia 21, no Clube Centro de Reservistas, com início previsto para as 19h30min. Todos os empresários e funcionários que atuam no município estão convidados a participar. A entrada é gratuita.

Eleita a Economista do Ano em 2016, Patrícia fará uma apresentação do momento econômico atual e sua interface com o cenário político, além de abordar as perspectivas de curto e médio prazo para a economia brasileira. Outro tema a ser debatido é o impacto da situação nacional na dinâmica das empresas.

De acordo com a secretária municipal de Gestão e Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Mallmann, a palestra “O que esperar do Brasil em 2018” integra as ações do Programa Santa Clara Tem Valor, que visa qualificar o comércio local, aumentar a receita e fortalecer a economia do município.

 

A palestrante

Patrícia Palermo é doutora em Economia Aplicada pela UFRGS e professora Universitária da ESPM/São Francisco de Assis e da Uniritter. Foi eleita em 2016 como Economista do Ano pelo Conselho de Economia do Rio Grande do Sul.

É uma das autoras dos livros “A crise econômica internacional e os impactos no Rio Grande do Sul” e “O Rio Grande Tem Saída?”. Desde 2011 é a economista-chefe do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac. E em 2017, recebeu o prêmio “Mulheres que Inspiram” da Revista Donna, do Grupo RBS, devido seu destaque profissional.

 

O programa

Lançado em agosto, o Santa Clara Tem Valor buscou, num primeiro momento, provocar a reflexão do empresariado e da comunidade em relação à necessidade de mudanças conceituais para alcançar melhores resultados nos setores econômicos.

Depois, criou-se um ciclo de palestras com seis módulos sobre contemporaneidade, atendimento com excelência, gestão de processos e financeira, comunicação e formas de agregar valor ao comércio. Feito isto, iniciou-se curso de gestão visual.

Outro destaque foi a implantação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Comdescla), que serve como interlocutor entre poder público e comunidade, e define a aplicação dos recursos. Para este fim de ano estão previstas ações de marketing para estimular os consumidores a comprarem no município e exigirem nota fiscal.

 

Foto Shari Kozak

- Patrícia Palermo foi eleita a Economista do Ano no RS em 2016

08/11/2017 14:34 - Educação

Município adquire notebooks para escolas


Com o objetivo de modernizar e aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, levando tecnologia aos alunos e professores da rede municipal de ensino, o Executivo investiu mais de R$ 33 mil na compra de 17 notebooks.

Do total de equipamentos adquiridos, oito foram entregues à Escola Professor Sereno Afonso Heisler, seis para a Escola Frei Henrique de Coimbra e um para a Escola Pequeno Mundo. Outros dois serão usados pela Secretaria Municipal de Educação.

Os aparelhos foram comprados da empresa DSL Soluções em TI, de Lajeado, por meio de processo licitatório. Os notebooks serão usados tanto pelos educadores, para a preparação das aulas, como pelos estudantes, que poderão realizar pesquisas, buscar novos conhecimentos e aperfeiçoar o uso de recursos tecnológicos.

 

Fotos Divulgação

- Equipamentos possibilitam a modernização do processo de ensino-aprendizagem

08/11/2017 10:59 - Agricultura

Produtores devem vacinar rebanho contra febre aftosa


A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa ocorre no município até o dia 30 de novembro. A imunização é obrigatória para todos os bovinos e bubalinos, tendo como objetivo proteger o rebanho gaúcho contra essa doença contagiosa e responsável por diversos prejuízos econômicos e sociais ao Estado.

Todos os agricultores que possuem animais cadastrados com idade inferior a dois anos devem comprar as doses necessárias para a vacinação do rebanho em casas agropecuárias credenciadas pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI).

Após, os produtores deverão comprovar a imunização na Secretaria Municipal da Agricultura por meio da Nota Fiscal de compra e da declaração do número de animais vacinados, por categoria, no máximo cinco dias após a compra. Orienta-se, também, que nesse momento seja verificada a atualização do seu cadastro de animais junto ao Posto Veterinário.

Aqueles que não comprovarem a vacinação serão autuados, conforme determinação do Decreto Estadual n° 52.434/15, e terão sua propriedade interditada até a regularização dos procedimentos. Mais informações na Secretaria Municipal da Agricultura durante todo o mês de novembro ou pelo telefone (51) 3782-2265.

08/11/2017 10:01 - Indústria e Comércio

Curso ensina técnicas para melhorar vendas


Santa Clara do Sul – Mais uma ação dentro do programa Santa Clara Tem Valor, que é idealizado pelo governo municipal como forma de incentivo aos setores da indústria, comércio e serviços, se encerra nesta quinta-feira, dia 9. Trata-se do curso de Gestão Visual de Lojas ministrado pelo Sebrae desde o dia 30 de outubro.

No total são quatro encontros realizados no auditório do Centro Administrativo com o intuito de ensinar aos lojistas técnicas que influenciam as compras do consumidor, como a exposição de produtos e a montagem de vitrines. Trinta pessoas participam da capacitação. O tema foi uma das reivindicações feitas pelos empreendedores na pesquisa de opinião realizada durante o ciclo de palestras.

As empresas de micro e pequeno porte inscritas no curso terão a oportunidade de receber duas horas de consultoria gratuita do Sebrae para aplicação prática do conteúdo aprendido ao longo do curso.

 

Foto Alessandra Weiler

- Encerrado o ciclo de palestras, programa Santa Clara Tem Valor continua com cursos de capacitação

30/10/2017 09:22 - Geral

Feriado altera o atendimento nas repartições públicas


A administração municipal informa que o atendimento nas repartições públicas será diferenciado nesta semana devido aos feriados.

Nesta terça-feira, 31 de outubro, Dia da Reforma e na quinta-feira, 2 de novembro, Finados, a Unidade Básica de Saúde estará fechada, sendo que haverá plantão para casos de urgência e emergência (fones 99971-8595 e 98918-6089). Nos demais dias da semana, o posto de saúde funcionará normalmente.

As demais repartições públicas, como o Centro Administrativo, a Secretaria de Obras, a Assistência Social e as escolas, terão expediente normal nesta segunda, terça e quarta-feira, estando fechados na quinta e na sexta-feira. Mais informações pelo fone 3782-2250.

 

Foto Arquivo/Rafael Simonis

- Posto de Saúde estará fechado nesta terça e quinta-feira e atenderá normalmente nos demais dias

23/10/2017 17:33 - Geral

Município oferece curso de gestão visual de lojas


O governo municipal informa que estão abertas as inscrições para o curso de Gestão Visual de Lojas. Todas as empresas do município podem participar da capacitação, que será ministrada pelo Sebrae. O curso é gratuito e faz parte das ações do programa Santa Clara Tem Valor. O tema foi uma das reivindicações feitas pelos empreendedores na pesquisa de opinião realizada durante o ciclo de palestras.

Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail fazenda@santaclaradosul.rs.gov.br até o dia 27 de outubro. É permitida a inscrição de uma pessoa por empresa. A turma será limitada em 30 participantes. Caso haja demanda superior, haverá a abertura de um novo grupo. Informações complementares pelo fone (51) 3782-2250, com Débora Maciel.

O curso terá um total de 16 horas de capacitação, divididas em quatro encontros: 30 de outubro, 1º, 7 e 9 de novembro. As aulas serão realizadas das 19h às 23h, no auditório do Centro Administrativo. Entre os assuntos a serem abordados estão a importância da gestão visual, mecanismos que influenciam as compras do consumidor, técnicas de exposição de produtos e montagem de vitrines.

As empresas de micro e pequeno porte inscritas no curso terão a oportunidade de receber duas horas de consultoria gratuita do Sebrae para aplicação prática do conteúdo aprendido ao longo da capacitação.

20/10/2017 11:36 - Agricultura

Prazo para retirar Cheque Incentivo termina dia 30


A Secretaria Municipal da Agricultura informa que os produtores devem retirar o Cheque Incentivo até o dia 30 de outubro, que também é a data limite para o agricultor efetuar a compra de insumos. A retirada do cheque deve ser feita no Centro Administrativo. O benefício foi criado como forma de fortalecer o setor primário do município.

Levantamento realizado pela secretaria aponta que neste ano o Executivo investirá quase R$ 131 mil no programa, que tem ajudado a melhorar a qualidade de vida das famílias rurais. Os produtos que podem ser adquiridos com o Cheque Incentivo são adubo químico, ureia, superfosfato triplo, semente de forrageiras, semente de milho e ração para bovino leiteiro.

18/10/2017 13:37 - Saúde

Liga promove encontro de prevenção ao câncer


Com o objetivo de orientar e conscientizar a comunidade, a Liga Santa-clarense de Combate ao Câncer promove o 1º encontro de prevenção à doença. O evento ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 26, no Salão Paroquial, numa parceria com a Secretaria Municipal da Saúde. A entrada é gratuita.

Alusivo ao Outubro Rosa, o encontro terá a abertura oficial às 13h30min. Na sequência, às 14h, está prevista a palestra da médica da Unidade Básica de Saúde de Santa Clara do Sul, Mariana Baialardi Silveira, que falará sobre a importância da palpação no autoexame das mamas.

Outra palestra está programada para as 14h30min, com o médico de oncologia do Hospital Bruno Born, Alex Seidel. Entre os assuntos a serem abordados está a conscientização quanto à necessidade de prevenção ao câncer. Logo após a equipe da Secretaria Municipal da Saúde fará o trabalho de orientação e palpação de mamas às mulheres interessadas.

Ao final do evento haverá um coffee break e o sorteio de dez mamografias entre as mulheres presentes no encontro. De acordo com a presidente da liga, Helena Herrmann, a entidade tem viabilizado medicações, exames e suplementos aos pacientes do município. “As pessoas devem perder o medo de falar sobre o tema e ajudar a enfrentar a doença”, menciona a presidente, adiantando que em novembro serão feitas atividades alusivas ao Novembro Azul.

 

Foto Rafael Simonis

- Integrantes da Liga Santa-clarense de Combate ao Câncer têm participado de eventos no município

18/10/2017 13:33 - Meio Ambiente

Município organiza campanha para coletar eletrônicos


O município programou mais uma campanha de recolhimento de resíduos eletroeletrônicos entre 20 de novembro e 1º de dezembro. Serão 11 pontos espalhados pelo município para o depósito de materiais como computadores, impressoras, televisores inteiros, telefones, aparelhos de som e DVD, cabos, placas, geladeiras, micro-ondas, fogões, batedeiras, liquidificadores, entre outros. Pilhas e lâmpadas não serão coletadas.

Os locais de recolhimento dos resíduos são as propriedades de Ilson Sell e Ingo König, em Sampaio; de Waldir Schönhals, em Chapadão; de Acélio Jacó Mallmann e Bar e Minimercado Skina, em Picada Santa Clara. O material também pode ser levado às escolas Frei Henrique de Coimbra, em Nova Santa Cruz; Gustavo Seidel, em Sampainho; Willibaldo Both, em Alto Arroio Alegre e Estadual Santa Clara, no centro, bem como à Secretaria de Obras e à Mecânica do Paulinho, situadas no centro da cidade.

A participação da comunidade é fundamental para evitar que resíduos contaminantes sejam dispostos de forma incorreta em lixeiras, terrenos baldios ou, até mesmo, enviados ao aterro sanitário quando ainda podem ser reutilizados. Mais informações sobre a ação podem ser obtidas pelo telefone 3782-2250 ou pelo e-mail ma@santaclaradosul.rs.gov.br.

16/10/2017 09:58 - Esportes e Lazer

Mais de 250 crianças participam do Minivôlei


O município de Santa Clara do Sul sediou a 6ª Copa de Minivôlei no dia 7 de outubro, nas dependências do ginásio municipal de esportes. Organizado pelo Departamento de Esportes, o evento atraiu 61 equipes de várias cidades dos vales do Taquari e Rio Pardo, totalizando aproximadamente 260 crianças. Foram premiados os três primeiros colocados de cada categoria e todos receberam medalhas de participação.

Além da Escola de Voleibol de Santa Clara do Sul, participaram o Juventus de Teutônia, o Colégio Martin Luther de Estrela, o Colégio Mauá/Nosso Vôlei de Santa Cruz do Sul, o CEAT/BIRA de Lajeado, o Colégio Madre Bárbara de Lajeado, a Escola Estadual Poncho Verde de Mato Leitão e o Colégio Dom Alberto de Santa Cruz do Sul.

Segundo a coordenadora de Esportes, Cátia Kolling, o evento superou as expectativas, atraindo centenas de pessoas a Santa Clara do Sul. “Isso evidencia que o esporte, no caso o voleibol, é uma ferramenta de aproximação, socialização e realização pessoal, por ser uma modalidade prazerosa e que permite a prática salutar, oferecendo às crianças momentos de animação e alegria”, salienta.

 

Classificação final

 

MASCULINO:

1º LUGAR – MAUÁ/NOSSO VÔLEI (Bernardo, Arthur, Guilherme, Weslley e Vinícius)

2º LUGAR – STA CLARA ÁGUA (João, Pedro e Vinícius)

3º LUGAR – MADRE BÁRBARA (Arthur, Miguel e Guilherme)

 

SÉRIE OURO:

1º LUGAR – JUVENTUS (Brenda Kist, Caroline Horbach e Isadora Eidelwein)

2º LUGAR – CML J (Júlia, Milena, Rayssa e Camily)

3º LUGAR – STA CLARA A (Josiane, Cristina e Laura)

 

SÉRIE PRATA:

1º LUGAR – CEAT I (Tauany, Larissa e Eduarda)

2º LUGAR – STA CLARA AZUL (Pietra, Sofia e Emili)

3º LUGAR – STA CLARA VERDE (Lara, Thalita e Angel)

 

SÉRIE BRONZE:

1º LUGAR – PONCHO VERDE LILÁS (Lavínia, Yasmin e Martina)

2º LUGAR – PONCHO VERDE ROSA (Amanda, Giovana, Marina e Priscila)

3º LUGAR – MADRE BÁRBARA (Evelin, Eduarda e Isadora)

 

Regional Nolifute

No dia 8 de outubro, no campo do Santa Clara Futebol Clube, ocorreu mais uma rodada do Campeonato Regional Nolifute (Futebol Infantil). Os times da Escola Esportiva de Futebol receberam a equipe de Ilópolis e venceram os três jogos: 2 a 0 (cat. 2002/2003), 5 a 4 (cat. 2004/2005) e 12 a 2 (cat. 2006/2007).

 

Integração em Nova Santa Cruz

Na segunda-feira, dia 9, houve a integração das Escolas Esportivas do Núcleo da Escola Frei Henrique de Coimbra, o qual teve início em março deste ano e abrange a crianças dos colégios do interior: EMEF Frei Henrique, EMEF Gustavo Seidel e EMEF Willibaldo Both. São alunos de 8 a 12 anos que têm atividades de voleibol e futebol nas segundas e quartas-feiras, no contraturno escolar. Os treinamentos ocorrem no ginásio de esportes de Nova Santa Cruz. Os alunos recebem alimentação e transporte. Hoje são 60 crianças que participam do núcleo.

 

Fotos Rafael Simonis

- Competição reuniu 61 equipes de diversos municípios da região

- Mais de 250 crianças participam da Copa de Minivôlei, que chegou à sexta edição

- Times de Santa Clara do Sul também se destacam no Campeonato Regional Nolifute

- Integração das Escolas Esportivas do Núcleo da Escola Frei Henrique de Coimbra