NOTÍCIAS

23/05/2018 15:40 - Indústria e Comércio

Santa Clara do Sul conquista prêmio nacional


O Programa Santa Clara Tem Valor é um dos cinco projetos vencedores do prêmio MuniCiência promovido pela Confederação Nacional dos Municípios no sentido de valorizar as práticas mais inovadoras em gestão municipal  de todo o país. A definição ocorreu nesta quarta-feira, dia 23 de maio, no palco principal da Marcha dos Prefeitos realizada em Brasília. O projeto ficou em primeiro lugar entre os 252 programas que participaram do concurso.

Além de ter a sua iniciativa divulgada no evento que ocorre no Distrito Federal, Santa Clara do Sul participará de um seminário nacional a ser realizado em outubro e terá a oportunidade de integrar uma visita técnica internacional para intercâmbio de experiências. Ainda terá o programa reaplicado num guia a ser distribuído em nível nacional, para que inspire e sirva de exemplo a outras gestões municipais.

Para o prefeito Paulo Kohlrausch, o prêmio é resultado do trabalho da equipe de servidores públicos e do envolvimento da comunidade e dos empreendedores locais, que aderiram ao programa com o objetivo de profissionalizar e qualificar cada vez mais seus negócios, gerando maiores possibilidades de sustentabilidade econômica ao município.

“Para que consiga atingir o seu objetivo enquanto governo, de proporcionar desenvolvimento e qualidade de vida à população, uma das premissas é a robustez nas receitas próprias. E foi nesse sentido que surgiu o Santa Clara Tem Valor”, destaca o prefeito, agradecendo a todos que votaram na iniciativa. Idealizado pela administração municipal desde agosto de 2017, o programa Santa Clara Tem Valor superou concorrentes de 102 cidades brasileiras.

 

Passo a passo do programa

- DIAGNÓSTICO: Ao longo do primeiro semestre de 2017, o governo se focou em provocar a reflexão do empresariado e da comunidade em relação à necessidade de mudanças conceituais a fim de alcançar melhores resultados nos setores econômicos. Realizou-se um diagnóstico das principais carências dos empreendimentos, o qual reuniu sugestões tanto de comerciantes como de clientes.

- PARCERIAS: Municiado de informações, o Executivo firmou parceria com a Faculdade La Salle Estrela para definir estratégias e capacitações para fortalecer os setores da indústria, comércio e serviços do município. Posteriormente, o programa também passou a ter a parceria do Sebrae.

- SENSIBILIZAÇÃO: Estabelecidas as estratégias, iniciou-se o processo de mobilização dos empresários locais, seja por meio de reuniões, convites ou pelo contato direto com os empreendedores. O ápice foi o lançamento do programa em agosto de 2017, no Clube Centro de Reservistas, quando foram apresentadas as ações a serem desenvolvidas.

- INCENTIVOS: Por lei, em agosto, o programa Santa Clara Tem Valor foi oficialmente instituído, com o incentivo inicial de R$ 80 mil por parte da administração municipal. Também foi implantado o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, que serve como interlocutor entre o poder público e a comunidade, definindo onde os recursos devem ser aplicados.

- CAPACITAÇÃO: Criou-se um ciclo de palestras com seis módulos sobre contemporaneidade, atendimento com excelência, gestão financeira e de processos, comunicação e formas de agregar valor ao comércio. Logo após, iniciou-se um curso de gestão visual e vitrinismo. E a economista Patrícia Palermo palestrou sobre a situação econômica do país.

- SITUAÇÃO ATUAL: O debate constante entre governo e comunidade, especialmente por meio do recém criado Comdescla, resultou em um diagnóstico de que os setores econômicos deveriam se integrar, apostar na inovação e na busca constante por qualificação para se destacar no mercado.

- RESULTADOS: É perceptível a mudança de visão de grande parte do empresariado, que assimilou a importância da qualificação. Da mesma forma, empresários têm unido esforços para reestruturar a Associação Comercial e Industrial de Santa Clara do Sul (Acisc) e traçar ações com o intuito de ampliar as vendas. Por meio do conselho discute-se a criação de um calendário próprio de eventos do comércio para 2018. Chegou-se a um consenso de que é preciso criar uma relação de confiança com os consumidores, seja por meio de produtos ou serviços diferenciados, de um atendimento personalizado e com excelência, mas que acima de tudo faça com que os clientes procurem os estabelecimentos comerciais de Santa Clara do Sul ao longo do ano inteiro para suprir as suas necessidades.

 

Ações para 2018

- O setor da produção orgânica de alimentos receberá especial atenção por meio de parceria firmada com o Sebrae, que implantará um Laboratório de Empreendedorismo no município, focado em práticas para expansão do segmento e que beneficiará diretamente o Programa de Incentivo à Produção Orgânica – Santa Clara Mais Saudável;

- Haverá o lançamento do programa Rede Simples com o objetivo de incentivar o microempreendedor individual e reduzir a informalidade;

- Visando a um maior controle nos processos de vendas e emissão de documentos fiscais e, ainda, a busca por equidade na cobrança da tributação para todos os empresários do município, a equipe de Fiscalização da Prefeitura será fortalecida;

- Com o objetivo de contribuir para uma mudança cultural, em que a iniciativa empresarial seja prática recorrente da comunidade, foi firmada parceria com o Sebrae para que, a partir de 2018, o empreendedorismo passe a fazer parte das atividades educativas nas escolas municipais;

- Por meio da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude e do Setor de Administração Tributária da Prefeitura, a Educação Fiscal passa a integrar o currículo da Rede Municipal de Ensino a partir deste ano letivo.

 

Fotos Rafael Simonis

- Prefeito Paulo Kohlrausch recebendo o prêmio MuniCiência, da Confederação Nacional dos Municípios

- Kohlrausch dedicou a conquista à equipe de servidores públicos, comunidade e aos empreendedores locais

22/05/2018 13:21 - Executivo

Feriado muda atendimento nas repartições públicas


O governo municipal comunica que o atendimento nas repartições públicas será diferenciado na próxima semana. Na quinta-feira, dia 31 de maio, feriado de Corpus Christi e na sexta-feira, dia 1º de junho, todos os setores estarão fechados, inclusive a Unidade Básica de Saúde. Haverá plantão para casos de urgência e emergência (fones 99971-8595 e 98918-6089).

18/05/2018 14:11 - Geral

Município orienta população sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de jovens


Com o objetivo de informar a população sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que ocorre nesta sexta-feira, 18 de maio, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Conselho Tutelar e a Secretaria de Saúde realizaram uma ação conjunta de orientação e prevenção no município.

Foram distribuídos panfletos informativos nos setores da indústria, comércio e serviços de Santa Clara do Sul visando esclarecer as pessoas sobre o tema e informar quais medidas devem ser tomadas no momento em que tiverem conhecimento de fatos de abuso ou exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes.

Neste ano a ação foi voltada ao público adulto. É primordial que toda informação relacionada a esse tema seja denunciada. Nesse caso, o contato é o Conselho Tutelar pelos fones 51 3782-1649, 51 99935-0590 (Vivo) ou 51 99109-6042 (Claro).

 

Foto Rafael Simonis

- Equipe distribuiu panfletos informativos nos setores da indústria, comércio e serviços

15/05/2018 17:19 - Executivo

Atualização do sistema de informática muda atendimento


AVISO

O governo municipal informa que devido à atualização no sistema de informática, nesta quinta e sexta-feira, dias 17 e 18 de maio, não será possível emitir guias, abrir protocolos nem acessar o Portal da Transparência e o Portal do Cidadão. Por ser informatizada, a leitura da água também será afetada, o que provocará um atraso na emissão das faturas.

 

16/05/2018 17:43 - Esportes e Lazer

Santa Clara do Sul será a capital estadual do mountain bike neste fim de semana


Os amantes do ciclismo “invadem” o município neste fim de semana para disputar o 1º Pedal Ekonova. Esta será a terceira etapa do circuito 2018. Mais de 300 atletas estão inscritos. O evento ocorre neste domingo, dia 20 de maio, com saída prevista para as 9h no Clube Centro de Reservistas.

As inscrições antecipadas se encerram nesta quarta-feira, dia 16. No local do evento o custo será de R$ 60,00. Os ciclistas terão direito a café da manhã, seguro, placa de identificação, estrutura com banheiro e chuveiros, pontos de apoio, fotos gratuitas, medalha de participação e muita diversão.

Os primeiros 300 atletas que fizeram a sua inscrição de maneira antecipada até o dia 10 de maio ainda recebem uma camiseta de poliamida alusiva à etapa de Santa Clara do Sul. Mais informações pelo email cristiane@ekonovaadv.com.br e pelo link https://app.sprinta.com.br/event/56337pFAD8TEB.

Os ciclistas poderão optar por três trajetos. O curto tem 16km (iniciantes), o médio 38km (intermediários) e o longo 44km. Nos percursos estão previstas várias trilhas e paisagens singulares do município, sobretudo no interior.

O pedal promovido pela Ekonova Adventure em parceria com a Prefeitura de Santa Clara do Sul faz parte do Circuito de Pedais da Ekonova Adventure de 2018, que conta com seis eventos distribuídos pelo Estado. A etapa de Santa Clara do Sul terá a supervisão da Federação Gaúcha de Ciclismo. Os patrocinadores são a Ponto da Bike de Lajeado, o Sicredi e o Moinhos Estrela. O pedal ainda tem o apoio de Salgados da Tânia e Celso Weber, que é um dos incentivadores do ciclismo no município.

 

Foto Divulgação

- Referência nos esportes sobre duas rodas, Santa Clara do Sul será “invadida” pelos ciclistas neste domingo

18/05/2018 09:19 - Geral

Prazo para Alistamento Militar vai até 30 de junho


A Junta de Serviço Militar, localizada na Avenida 28 de Maio, nº 1103, centro da cidade, comunica aos jovens santa-clarenses que completam ou completaram 18 anos em 2018 (classe de 2000) que o Alistamento Militar começou no dia 1º de janeiro e termina no dia 30 de junho.

É necessário levar a Carteira de Identidade, o CPF o comprovante de residência obrigatoriamente no nome do jovem ou dos pais. Outra exigência é de que o jovem esteja morando por, no mínimo, um ano no município.

O alistamento é obrigatório e caso não seja feito, o jovem fica impedido de se matricular em instituição de ensino pública ou privada, de assinar contrato de trabalho temporário ou efetivo, de retirar passaporte e de renovar visto.

15/05/2018 12:04 - Impostos

Programa oportuniza renegociação de débitos


Os contribuintes em débito com o município terão a oportunidade de efetuar a renegociação por meio do programa de Recuperação Fiscal (Refis 2018). O objetivo é viabilizar a quitação das dívidas ativas tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. Os valores recuperados poderão ser revertidos em obras e serviços à população.

Entre os débitos considerados estão os relacionados ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS), Taxas Municipais e outros vencidos até 31 de dezembro de 2017.

Para ingressar no programa, que foi aprovado por unanimidade pelos vereadores na semana passada, conforme a lei municipal 2309/2018, o contribuinte deverá procurar o setor de Administração Tributária, preencher e assinar o termo de opção formalizando a adesão. O prazo para a confissão das dívidas vai de 4 de junho a 31 de agosto de 2018. O programa também vale para os contribuintes que estiverem com parcelamento de débitos em vigor.

 

Formas de pagamento

O pagamento do débito poderá ser feito em parcela única com desconto de 100% dos valores de juros e multas. Quitação em seis parcelas mensais consecutivas garante 75% de redução de juros e multas; 12 parcelas possibilitam 50% de desconto das multas e juros e o parcelamento em 24 vezes, 30% de redução. Nos casos em que houver parcelamento de 25 a 84 vezes não haverá desconto e nenhuma parcela poderá ficar inferior a 35% do Valor de Referência Municipal (VRM).

Levando em conta a mudança na legislação tributária a partir deste ano, os contribuintes com dívidas ativas que não aderirem ao programa de Recuperação Fiscal terão os débitos protestados via Cartório. Mais informações podem ser obtidas pelo fone 51 3782-2250.

 

Foto Amvat/Amturvales

- Os valores recuperados poderão ser revertidos em obras e serviços à população

15/05/2018 10:08 - Impostos

Município realiza projeto de educação fiscal


O projeto de educação fiscal desenvolvido pelo governo municipal na Escola Frei Henrique de Coimbra, em Nova Santa Cruz, foi pauta de reunião na semana passada. Direção e professores do colégio receberam a visita de agentes municipais da fiscalização para avaliação da iniciativa.

Com o propósito principal de possibilitar aos estudantes do 5º ao 9º ano o exercício da cidadania de forma participativa, solidária e responsável, o projeto visa orientar sobre a arrecadação de tributos e a aplicação desses recursos. Os agentes municipais Altemir Roberto Hendges e Claiton Fernando Lehmen aproveitaram o momento para agregar ideias ao projeto e sanar as dúvidas dos docentes.

Segundo a diretora do educandário, Ana Raquel Kunrath de Almeida, algumas atividades estão sendo desenvolvidas desde o início do ano letivo. Outras serão incorporadas a partir de agora, como palestra aos alunos focando conhecimento em educação fiscal e Nota Fiscal Gaúcha. Entre os assuntos a serem abordados estarão o conceito de educação fiscal, sua importância no contexto social, cidadania e participação nos programas de incentivos.

No programa de incentivo municipal, mensalmente a Prefeitura de Santa Clara do Sul contempla dois contribuintes através de sorteio para quem registra o CPF no documento fiscal quando da aquisição de mercadorias junto a empresas estabelecidas no município. O programa é uma forma de incentivar o cidadão a solicitar a nota fiscal. Hoje os prêmios correspondem a R$ 200 cada.

Já no programa de incentivo estadual (Nota Fiscal Gaúcha), a premiação varia entre R$ 500 e R$ 1 milhão. A forma de participar é semelhante a municipal. Bastar estar cadastrado e registrar o CPF no documento fiscal de compra. “Ganham as pessoas que solicitam a nota fiscal, porque recebem créditos que se transformam em dinheiro. Ganham os empresários honestos, que deixam de ter a concorrência desleal daqueles que não pagam corretamente os seus tributos. Ganha o governo municipal por conseguir uma arrecadação maior. E ganha a população, pois esse dinheiro se reverte em obras e serviços”, salienta Hendges.

 

Como participar dos sorteios

Para participar dos sorteios de prêmios mensais dos programas basta se cadastrar no site nfg.sefaz.rs.gov.br e, depois, passar a informar o CPF antes de finalizar a compra na loja para incluí-lo no documento fiscal. A cada mês, a pessoa que adquirir mercadorias de qualquer valor e solicitar o documento fiscal ganha pontos e estes geram bilhetes. Cada 100 pontos dá direito a um bilhete. Para conferir os bilhetes premiados basta que o participante faça o login no sistema e acesse sua página personalizada. Quem tiver dificuldade em efetuar seu cadastro pode se dirigir ao Centro Administrativo e pedir auxílio da equipe fiscal municipal.

 

Atividades

Ao longo do ano serão realizadas diversas atividades educativas com os estudantes, iniciando com uma palestra ministrada por responsáveis pelo Setor de Fiscalização da Prefeitura. Os alunos também terão a tarefa de debater questões fiscais com os familiares, além de desenvolverem jogos relacionado à educação fiscal, realizarem trabalhos textuais e participarem do concurso de criação do logotipo e slogan do Projeto Educação Fiscal.

 

Foto Divulgação

- Reunião buscou agregar ideias ao projeto e sanar as dúvidas dos professores

11/05/2018 10:35 - Assistência Social

Posto de Identificação está fechado até 23 de maio


O Departamento de Assistência Social informa que o Posto de Identificação, responsável pela confecção de Carteiras de Identidade, estará fechado de 14 a 23 de maio por motivo de férias da servidora responsável. Já a retirada das Carteiras de Identidade funciona normalmente durante esse período. O atendimento integral volta a ser realizado no dia 24 de maio. Mais informações pelo fone 51-3782-1284.

09/05/2018 10:24 - Indústria e Comércio

Santa Clara Tem Valor oportuniza ciclo de capacitações a empreendedores locais


O governo municipal está com inscrições abertas para o ciclo de capacitações de 2018 dentro do Programa Santa Clara Tem Valor. Serão oferecidos seis treinamentos em áreas prioritárias para os empreendedores que atuam nos setores da indústria, comércio e serviços: gestão de equipes, atendimento, abordagem de vendas, gestão financeira, atitude empreendedora e negociações eficazes.

As capacitações são voltadas a empresários que atuam em Santa Clara do Sul e seus colaboradores. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no portal do município, www.santaclaradosul-rs.com.br. Todas as atividades serão realizadas no Centro Administrativo.

Enquanto em 2017 as palestras desenvolvidas por meio do programa buscaram sensibilizar os empreendedores do município quanto à importância de se qualificarem constantemente, neste ano o objetivo é aprofundar conteúdos por meio de cursos e workshops. O ciclo de capacitações é promovido pela administração municipal numa parceria com o Sebrae Lajeado.

 

Ciclo de capacitações

- WORKSHOP GESTÃO DE EQUIPES (8H): inscrições até 11 de maio; ocorre nos dias 21 e 22 de maio;

- WORKSHOP ATENDIMENTO (4H): inscrições até 25 de maio; ocorre no dia 14 de junho;

- WORKSHOP ABORDAGEM DE VENDAS (4H): inscrições até 30 de maio; ocorre no dia 19 de junho;

- CURSO DE GESTÃO FINANCEIRA (20H + 2H CONSULTORIA): inscrições até 25 de junho; ocorre nos dias 16, 17, 18, 23 e 24 de julho;

- WORKSHOP ATITUDE EMPREENDEDORA (8H): inscrições até 1º de agosto; ocorre nos dias 20 e 21 de agosto;

- CURSO COMO CONDUZIR NEGOCIAÇÕES EFICAZES (15H): inscrições até 20 de agosto; ocorre nos dias 10, 11, 12, 17 e 18 de setembro;