NOTÍCIAS

14/09/2017 16:16 - Saúde

Dia D da campanha de multivacinação é neste sábado


A Secretaria Municipal da Saúde informa que o Dia D da campanha de multivacinação ocorre neste sábado, 16 de setembro. O posto de saúde estará aberto das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

De acordo com a técnica de enfermagem Neidi Rhoden, como se trata de uma atualização da carteira de vacinas, é essencial que o público-alvo (crianças e adolescentes de até 15 anos incompletos) tragam suas cadernetas.

A campanha começou no dia 11 e se estende até 22 de setembro. A imunização é feita de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h às 17h30min, na Unidade Básica de Saúde.  A meta é resgatar todas as crianças e adolescentes não vacinados e, com isso, completar os esquemas de imunização.

Recentemente, a equipe de saúde também realizou atendimentos nos colégios das redes municipal e estadual de ensino.

 

Foto Rafael Simonis

- Equipe da saúde visitou escolas recentemente para atualizar as carteiras de vacinação

14/09/2017 10:24 - Saúde

Secretaria da Saúde implanta reunião de equipe na última quarta-feira do mês


Com o objetivo de melhorar ainda mais o atendimento e os serviços prestados à população, a Secretaria Municipal da Saúde informa que a partir deste mês fará uma reunião mensal de capacitação e planejamento com toda a equipe que atua na Unidade Básica de Saúde.

A reunião será realizada sempre na última quarta-feira do mês, após as 15h30min, a começar no dia 27 de setembro. Dessa forma, o posto de saúde não atenderá ao público nesse período em que ocorrer a reunião. Mais informações pelo fone 3782-1400 ou diretamente na Unidade Básica de Saúde.

 

Foto Divulgação

06/09/2017 14:11 - Cultura e Eventos

Programação especial marca Semana do Gaúcho


Com o objetivo de cultuar as tradições farroupilhas e oportunizar momentos de integração e lazer à comunidade, o governo municipal promove atividades especiais na Semana do Gaúcho. Toda a programação ocorrerá na sede do Clube Centro de Reservistas. Neste ano não haverá Desfile Cívico.

A abertura será no dia 16 de setembro, sábado, a partir das 9h30min, com apresentações culturais das escolas municipais e do CTG Tropilha Farrapa, de Lajeado. Ao meio-dia está previsto almoço com carreteiro, pão e salada. Os cartões custam R$ 15 e podem ser comprados nos postos Rótula e Santa Clara.

No sábado ainda haverá show da invernada do CTG Querência do Arroio do Meio às 13h e fandango com o grupo Lida Bruta às 14h. Também estão previstas as feiras de produtos rurais, artesanato e flores, tenda do chimarrão e brinquedos para as crianças.

A programação terá sequência no dia 18 de setembro, segunda-feira, quando ocorrerá o teatro “Mas Bach Tchê, Como é Grande o Meu Rio Grande”, com início às 19h30min. A entrada é gratuita. A peça será encenada pelo grupo Luz & Cena, de Novo Hamburgo. A programação é realizada pelo governo municipal, com apoio do Sesc e Fecomércio.

 

O teatro

Trata-se de um divertido musical que conta a história do Rio Grande do Sul, da descoberta até a Revolução Farroupilha, passando pela formação do povo gaúcho, suas lendas, costumes e tradições. Um grupo de cantadores gaúcho invade a cena para dar início a esta fascinante viagem pelo tempo.

 

Fotos Divulgação

- Apresentação dos CTG’s Querência do Arroio do Meio e Tropilha Farrapa é uma das atrações

- Teatro “Mas Bach Tchê, Como é Grande o Meu Rio Grande” será encenado no dia 18 de setembro

- Fandango com o grupo Lida Bruta está programado para o dia 16 de setembro

06/09/2017 14:07 - Executivo

Município institui Diário Eletrônico para divulgar atos públicos


Com o objetivo de facilitar o acesso dos cidadãos e dar ainda mais transparência às ações de governo, o Executivo instituiu o Diário Eletrônico como meio oficial de comunicação, publicidade e divulgação dos atos do município.

O formato online de publicações, que engloba licitações, legislações, editais, contratos, audiências públicas, concursos, passa a valer na segunda-feira, dia 11. Ele será publicado no portal do município, cujo endereço é www.santaclaradosul-rs.com.br, e poderá ser consultado por qualquer interessado com acesso à internet em qualquer lugar sem a necessidade de cadastramento.

Com isso, apenas os editais exigidos pela Lei de Licitações, por meio da Constituição Federal de 1988, ainda terão obrigatoriedade de publicação em Diário Oficial do Governo Federal e Estadual quando os recursos recebidos forem desses entes federados, assim como algumas publicações que necessitarem veiculação em órgãos de imprensa da região.

 

Foto Divulgação

- Formato online de publicações passa a vigorar a partir de segunda-feira, dia 11

05/09/2017 16:53 - Esportes e Lazer

Moleque Bom de Bola envolve 130 crianças


Com o objetivo de possibilitar atividades sadias e envolver todos os atletas que compõem a Escola Esportiva do município numa competição local, a Secretaria de Educação realiza a 11ª edição do Moleque Bom de Bola.

O torneio começou no último sábado, dia 2, e se estenderá até 23 de setembro. Os jogos ocorrem no ginásio de esportes. Em torno de 130 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos participam do evento. No total são 19 equipes e haverá a disputa de 44 partidas.

Segundo a coordenadora de Esportes, Cátia Kolling, dois times do Núcleo Esportivo desenvolvido em Nova Santa Cruz também integram a competição. “O evento possibilita que todos os alunos da Escola Esportiva consigam disputar um torneio, inclusive aqueles que não participam de competições ao longo do ano”. Salienta o fato de os pais serem os treinadores das equipes, estimulando o envolvimento familiar.

A competição segue no feriado desta quinta-feira, 7 de setembro. Ainda está prevista uma rodada no dia 20 de setembro e outra no dia 23 de setembro, quando ocorrem as finais. Toda a comunidade está convidada a prestigiar as partidas.

 

Fotos Divulgação

- Torneio tem a participação de 19 equipes compostas por atletas de 6 a 16 anos

- Prefeito Paulo Kohlrausch participou da abertura da competição ocorrida no sábado

- No total serão disputados 44 jogos. Finais estão previstas para 23 de setembro

05/09/2017 14:39 - Geral

Jovens santa-clarenses prestam juramento à bandeira


Mais de 240 jovens (classe de 1999 e anteriores) de 13 municípios do Vale do Taquari, dispensados do serviço militar por excesso de contingente, prestaram o juramento à bandeira na última sexta-feira, 1º de setembro. O prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Cezar Kohlrausch, acompanhou a solenidade realizada defronte à Prefeitura de Lajeado.

A atividade cívico-militar reuniu jovens de Santa Clara do Sul, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Fazenda Vilanova, Forquetinha, Imigrante, Lajeado, Marques de Souza, Mato Leitão, Nova Bréscia, Poço das Antas e Sério. O ato alusivo à Semana da Pátria contou com a participação especial da Banda de Música do 3º Batalhão de Polícia Militar do Exército de Porto Alegre.

Santa Clara do Sul participou com 47 jovens residentes no município, por meio da Junta do Serviço Militar coordenada por Diego Paludo.

 

Fotos Divulgação

- Mais de 240 jovens de 13 municípios prestaram juramento à bandeira

- Autoridades municipais prestigiaram a solenidade realizada em Lajeado

30/08/2017 15:19 - Saúde

Secretaria da Saúde atualiza calendário vacinal em visita às escolas do município


Com o objetivo de repassar orientações e atualizar o calendário de vacinação dos adolescentes do município, a Secretaria da Saúde realizou atendimentos nos colégios das redes municipal e estadual de ensino durante a semana. No total foram atendidos 225 jovens e aplicadas 153 doses.

Dentre as vacinas está a do HPV, feita tanto em meninas como em meninos. As imunizações também podem ser realizadas na Unidade Básica de Saúde. Para tanto, é indispensável que os pais ou responsáveis tragam a Carteira de Vacinação. O horário de aplicação das doses é de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h às 17h30min.

A equipe da saúde lembra que a vacina contra o HPV deve ser feita em duas etapas, com o intervalo de seis meses em cada dose. A imunização segue até o fim de setembro. Segundo orientação da Secretaria Estadual de Saúde, jovens com idade até 26 anos também podem ser vacinados em caráter excepcional nessa etapa.

O objetivo da vacina no público masculino é prevenir os cânceres de pênis e verrugas genitais. Além disso, ao receberem a imunização, os homens colaboram com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres. Também previnem casos de cânceres de boca, orofaringe e verrugas genitais em ambos os sexos.

 

Fotos Rafael Simonis

- Equipe de saúde realizou atendimentos nos colégios das redes municipal e estadual de ensino

22/08/2017 16:17 - Cultura e Eventos

Encontro celebra a arte do canto coral


O canto coral, uma das tradições mais antigas da cultura germânica, estará em evidência neste sábado durante o 19º encontro promovido pelo Coral São Francisco, em Santa Clara do Sul. A partir das 19h30min, nove grupos de seis municípios da região, incluindo o anfitrião, iniciam as apresentações na Igreja Matriz São Francisco Xavier. Após, a programação segue nas dependências do Clube Centro de Reservistas com jantar-baile.

De acordo com o presidente Nilson Thomas, participam do encontro sete corais das cidades de Venâncio Aires, Mato Leitão, Estrela, Travesseiro e Lajeado. Além disto, integram as atrações o coral Vozes do Coração, da comunidade de Nova Santa Cruz, e o anfitrião do evento. Os grupos serão recepcionados às 18h30min, em frente à igreja matriz.

Neste ano haverá uma novidade em relação ao horário do jantar-baile. Quem pretende participar apenas das atividades promovidas no Clube Centro de Reservistas poderá se dirigir diretamente ao local, sendo que o jantar será servido a partir das 20h45min. “Nas edições anteriores algumas pessoas sugeriram servirmos antes, pois aqueles que já estavam no clube tinham que aguardar o fim das apresentações”, completa o presidente.

Assim que terminarem as apresentações, o público que estará na igreja matriz poderá se dirigir ao clube e enumerar os cartões para seguir ao refeitório. O presidente reforça que os cartões para o jantar, ao valor de R$ 28, podem ser comprados junto aos integrantes do Coral São Francisco ou então na loja KAVI, com Iara Kroth. A animação do baile ficará por conta do Musical Livre Estação.

 

Ensaios semanais

 

O coral São Francisco integra 28 componentes sob a regência de Silvestre Bourscheid. Os ensaios são realizados todas as segundas-feiras, das 19h30min às 21h30min, na igreja matriz, sede do evento deste sábado. “O grupo sempre está aberto a novos integrantes”, reforça o presidente Thomas.

 

Fique atento

 

- 19º encontro promovido pelo Coral São Francisco ocorre neste sábado, a partir das 19h30min, na igreja São Francisco Xavier.

- Participam nove corais de seis cidades da região.

- Jantar-baile ocorre no Clube Centro de Reservistas a partir das 20h45min. Animação será do Musical Livre Estação.

- Cartões para o jantar estão à venda com integrantes do coral e na loja KAVI, com Iara Kroth, ao valor de R$ 28.

 

Foto Alessandra Weiler

- Coral São Francisco realizou último ensaio preparatório para o encontro na noite dessa segunda-feira

22/08/2017 14:42 - Indústria e Comércio

Programa “Santa Clara Tem Valor” recebe inscrições até esta quarta-feira


O governo municipal informa que o período de inscrições dos empreendedores da indústria, comércio e serviços interessados em participar do ciclo de palestras do programa “Santa Clara Tem Valor” se encerra nesta quarta-feira, dia 23. O cadastro deve ser feito no Centro Administrativo. O telefone de contato é 3782-2250.

São seis palestras programadas para os dias 30 e 31 de agosto, 13, 14, 21 e 27 de setembro (veja no box). Os encontros começam às 19h30min e ocorrem nas dependências do Clube Centro de Reservistas. A capacitação será ministrada pela Faculdade La Salle Estrela.

Essa é a primeira etapa do programa, que pretende sensibilizar os empreendedores locais sobre a importância da qualificação permanente para fortalecer a economia do município. Outras ações estão previstas até o fim de 2020 para sensibilizar, qualificar, integrar e valorizar os setores econômicos de Santa Clara do Sul.

A apresentação do projeto ocorreu semana passada. Centenas de empreendedores dos ramos da indústria, comércio e serviços participaram do evento realizado no Clube Centro de Reservistas.

 

Ciclo de palestras

 

30/08 - Paulo Munhoz - DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE

  • As variáveis tecnológicas e globalização – sua influência no ambiente empresarial e da sociedade.
  • Novos modelos de negócio e o ecossistema empreendedor.
  • A cidade inteligente e a colaboração como futuro possível.

 

31/08 - Ana Kaspar - MELHORES PRÁTICAS PARA ATENDER COM EXCELÊNCIA

  • Comunicação verbal e não-verbal: ruídos, percepção e assertividade.
  • Planejamento no relacionamento x atendimento das expectativas dos clientes.
  • Atitudes/tratamento ao cliente interno e externo.

 

13/09 - Rogério Kober - GESTÃO E PROCESSOS

  • Influência da cultura organizacional. Importância das pessoas nos processos.
  • Benefícios do bom gerenciamento. Pontos-chave da gestão e dos processos.
  • Mapeamento dos processos e controles de gestão.

 

14/09 - Wilson Crespo - GESTÃO FINANCEIRA - RETORNO AO MUNICÍPIO EM VALORES PARA AQUECER O COMÉRCIO LOCAL (IMPOSTOS)

 

21/09 - Sérgio Ricardo Sant'Anna - COMUNICAÇÃO E MÍDIAS SOCIAIS

  • Influência da comunicação na busca de resultados.
  • Modelos de interação com públicos distintos (interno e externo).
  • Presença nas redes sociais: ativação e conversão.

 

27/09 - Rogério Kober - COMPRE VALOR

  • Barreiras para definir Valor. Preço x Valor.
  • Definindo Valor: Desejo x Valor; Gerenciando a percepção dos clientes.

22/08/2017 08:34 - Impostos

Município participa de Seminário de Educação Fiscal


O município de Santa Clara do Sul esteve representado no Seminário de Educação Fiscal realizado dia 11 de agosto, no auditório do Sicredi Ouro Branco, em Teutônia.

Entre os temas abordados estiveram a função social do tributo; a Nota Fiscal Gaúcha, Cidadania Fiscal e Sociedade; a educação fiscal no município de Teutônia; o relato de experiência do município de Lindolfo Collor e ações de educação fiscal no Programa de Integração Tributária (PIT).

Participaram do seminário Volnei Heitor Konrath, da área da Administração Tributária e as professoras da rede municipal Ana Raquel Kunrath de Almeida, Alvanira Weiss Konrath, Edilaine Soares Iensen e Roselene Rohr Mallmann.

 

Foto Divulgação

- Evento ocorreu no auditório do Sicredi Ouro Branco, em Teutônia