NOTÍCIAS

19/01/2018 13:23 - Geral

Posto de Identificação está fechado até 13 de fevereiro


O Departamento de Assistência Social informa que o Posto de Identificação, responsável pela confecção de Carteiras de Identidade, está fechado entre os dias 22 de janeiro e 13 de fevereiro por motivo de férias da servidora responsável. Já a retirada das Carteiras de Identidade funciona normalmente durante esse período. O atendimento integral volta a ser realizado no dia 14 de fevereiro. Mais informações pelo fone 51-3782-1284.

18/01/2018 10:07 - Urbano e Rural

Município investe em pavimentação asfáltica


Com o objetivo de melhorar a estrutura viária do município e garantir mais qualidade de vida à população, o governo municipal programou uma série de pavimentações asfálticas na área urbana da cidade. A primeira etapa prevê o asfaltamento de quatro ruas, totalizando um investimento municipal de R$ 1.238.570,95. Considerando a contrapartida dos moradores, o custo total se aproxima a R$ 1,9 milhão.

Nesta semana começaram os serviços de canalização e preparação do solo na Rua 15 de Novembro, que será pavimentada numa extensão de 190 metros. Da mesma forma, as ruas São Francisco Xavier e Albino Weiler integram o atual cronograma de asfaltamento.

Outra rua a ser pavimentada é a José Francisco Allgayer, num trecho de 591 metros de extensão entre as propriedades de José Antônio Adams e Aloysio Bernardo Ody. No momento é realizado o trabalho de deslocamento dos postes e da rede elétrica para o posterior início da obra.

Nos próximos dias também começa a canalização num trajeto da Avenida Paulo Décio Goergen visando ao futuro asfaltamento próximo à área onde será construída a Escola Municipal de Educação Infantil. Está prevista a colocação de 169 tubos de concreto de 1m50cm de diâmetro, num investimento municipal superior a R$ 300 mil.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Edson Mallmann, as obras vêm ao encontro da missão de governo, que é servir de suporte para o desenvolvimento das pessoas. “Nosso enfoque principal é garantir qualidade de vida e bem-estar à comunidade”. Mallmann adianta, também, que a administração municipal trabalha para viabilizar outras pavimentações, como das avenidas Paulo Décio Goergen e Emancipação.

 

Fotos Rafael Simonis

- Trechos próximos à área da futura escola infantil serão canalizadas para posterior pavimentação

- Obras de asfaltamento na Rua 15 de Novembro começaram nesta semana

- Na Rua José Francisco Allgayer é feito o deslocamento da rede de energia elétrica para posterior início da obra

18/01/2018 10:02 - Impostos

Pagamento antecipado do IPTU gera desconto de até 9%


Os contribuintes que pagarem o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Alvará de Localização de forma antecipada receberão incentivos do município. Para quem quitar seus impostos até 15 de fevereiro será concedido o valor máximo de desconto, que é de 9%. Também existe a alternativa de pagar as taxas de forma integral até 15 de março, com 6% de desconto e até 15 de abril, com 3% de abatimento.

O prazo final para o pagamento do IPTU e do Alvará de Localização em parcela única é dia 15 de maio, porém sem desconto. A partir do dia 16 de maio, quem não tiver quitado o IPTU em cota única poderá pagá-lo de maneira parcelada. Neste caso, o contribuinte deve procurar o Setor de Tributação da prefeitura para realizar a negociação. Já o Alvará de Localização não tem a possibilidade de parcelamento.

A exemplo de anos anteriores, a partir desta semana os carnês são entregues pelos Correios ao endereço de correspondência do proprietário do imóvel registrado na prefeitura. Por isso, é essencial que a situação cadastral esteja atualizada para que o documento tenha o destino correto. O Executivo também informa que os contribuintes com dívidas de anos anteriores devem negociar a quitação para evitar a cobrança judicial.

De acordo com a secretária de Gestão Estratégica e Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Mallmann, os recursos provenientes do IPTU e dos Alvarás ajudam o município a se desenvolver, garantindo investimentos em saúde, educação, infraestrutura e outras áreas.

 

Emissão pela internet

Também é possível emitir as guias de IPTU e Alvará de Localização por meio do site da prefeitura, no link “Portal do Cidadão”, informando o número de inscrição do imóvel. No caso do Alvará Sanitário, por sua vez, o contribuinte precisa informar tanto o número de inscrição quanto o CNPJ, sendo que o vencimento está programado para o dia 29 de março.


Foto Rafael Simonis

- Pagamento do IPTU e demais tributos ajuda o município a se desenvolver. Carnês são entregues a partir desta semana

10/01/2018 17:33 - Esportes e Lazer

Projeto envolve os alunos durante o recesso escolar


O Departamento Municipal de Esportes programou mais uma edição do “Brincando nas Férias”. O projeto é uma alternativa de esporte e lazer para os estudantes durante o recesso escolar. As atividades estão previstas entre os dias 22 de janeiro e 9 de fevereiro, com jogos ocorrendo no ginásio de esportes e no Parque Multiesportivo Odilo Klein.

Podem participar os alunos regularmente matriculados nas redes de ensino, com idade entre seis e 16 anos. Os interessados devem efetuar a inscrição na Secretaria da Educação ou com os professores até o dia de início do projeto. As atividades ocorrerão na parte da manhã, das 9h às 11h e na parte da tarde, das 15h às 17h, de segunda a sexta-feira (veja no box).

Segundo a coordenadora do Departamento Municipal de Esportes, Cátia Kolling, o objetivo é estimular a saúde e a qualidade de vida dos jovens santa-clarenses. “Queremos ocupar as crianças e adolescentes com atividades prazerosas e salutares durante as férias escolares. A expectativa é de que haja uma participação maciça dos alunos, promovendo o espírito cooperativo e a socialização”, ressalta.

Três professores serão os responsáveis pelas atividades: Eduardo Castro entre os dias 22 e 26 de janeiro; Fábio Wolf de 29 de janeiro a 2 de fevereiro e Júlia Zanatta de 5 a 9 de fevereiro. Mais informações na Secretaria Municipal de Educação.

 

Cronograma das atividades

- Segundas-feiras: atividades recreativas;

- Terças-feiras: voleibol e/ou jogos pedagógicos-atividades recreativas;

- Quartas-feiras: futebol e jogos pedagógicos-atividades recreativas;

- Quintas-feiras: voleibol e/ou jogos pedagógicos-atividades recreativas;

- Sextas-feiras: futebol e jogos pedagógicos-atividades recreativas.

 

Foto Divulgação

- Programa visa ocupar os estudantes com atividades sadias durante o período de férias

10/01/2018 16:49 - Geral

Concurso para 14 cargos ocorre domingo


O concurso público direcionado a 14 cargos no formato de cadastro reserva ocorre neste domingo, dia 14, nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Clara, situada no centro da cidade.

No turno da manhã, as provas começam às 9h30min e terão três horas de duração. E no período da tarde, o início está previsto para as 15h, com duração máxima de uma hora e 30 minutos.

Os candidatos deverão estar no local do concurso uma hora antes do horário de início, munidos de Documento de Identidade e caneta esferográfica de material transparente, com tinta azul ou preta de ponta grossa.

A consulta do número da sala pode ser feita pelo site www.fundatec.org.br, onde também está disponível a lista definitiva com os nomes dos candidatos que tiveram suas inscrições homologadas e as demais informações relacionadas ao concurso.

As vagas são para assistente administrativo, enfermeiro, farmacêutico, fiscal de Meio Ambiente, médico veterinário, nutricionista, orientador social, fiscal municipal, auxiliar de Consultório Dentário, monitor educacional e social, encanador hidráulico, motorista especializado, operário e operário especializado.

Os salários variam entre R$ 944 e R$ 4.046. Mais informações podem ser obtidas com a Fundatec pelo fone (51) 3320-1000, em horário de expediente.

 

Foto Rafael Simonis/Arquivo

- Provas serão prestadas na Escola Estadual Santa Clara, localizada no centro da cidade

10/01/2018 16:41 - Geral

Município realiza processo seletivo para dez cargos


A administração municipal realiza processo seletivo simplificado para contratação temporária. O objetivo é formar cadastro reserva (banca) para dez cargos. Os interessados podem se inscrever até 18 de janeiro, no Centro Administrativo, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h.

O edital de abertura está disponível no site www.santaclaradosul-rs.com.br, no campo “Processos Seletivos”. As vagas são para casos de substituição a titulares afastados por motivo de licenças e/ou para atender excepcional interesse público. Mais informações com o setor de Recursos Humanos situado no Centro Administrativo.

 

Lista dos cargos

1 - Professor com Licenciatura Plena em Educação Física: carga horária conforme necessidade, limitada a 40 horas semanais, para atuação nas escolas municipais – BANCA.

2 - Professor com Licenciatura Plena em Matemática: carga horária conforme necessidade, limitada a 40 horas semanais, para atuação nas escolas municipais – BANCA.

3 - Professor com Licenciatura Plena em Artes Visuais: carga horária conforme necessidade, limitada a 40 horas semanais, para atuação nas escolas municipais – BANCA.

4 - Professor com Licenciatura Plena em Português/Inglês: carga horária conforme necessidade, limitada a 40 horas semanais, para atuação nas escolas municipais – BANCA.

5 - Professor com Licenciatura Plena em Geografia ou Estudos Sociais: carga horária conforme necessidade, limitada a 40 horas semanais, para atuação nas escolas municipais – BANCA.

6 - Professor com Licenciatura Plena em História ou Estudos Sociais: carga horária conforme necessidade, limitada a 40 horas semanais, para atuação nas escolas municipais – BANCA.

7 - Professor Séries Iniciais com Licenciatura Plena em Pedagogia Séries Iniciais do Ensino Fundamental: carga horária conforme necessidade, limitada a 40 horas semanais, para atuação nas escolas municipais – BANCA.

8 - Educador Infantil com Licenciatura Plena em Pedagogia e/ou Ensino Médio Curso Normal (Magistério): carga horária de 30 ou 40 horas semanais, conforme necessidade, para atuação nas escolas municipais – BANCA.

9 - Monitor Educacional e Social com Licenciatura Plena em Pedagogia e/ou Ensino Médio Curso Normal (Magistério): carga horária de 40 horas semanais, para atuação nas escolas municipais – BANCA.

10 - Servente com a 6ª série (7º ano) do Ensino Fundamental concluída: carga horária de 44 horas semanais, para atuação nos diversos setores do município – BANCA.

05/01/2018 16:26 - Geral

Definidos os horários e locais das provas


O governo municipal informa que os horários e locais das provas do concurso público direcionado a 14 cargos no formato de cadastro reserva foram divulgados nesta sexta-feira. Os exames no turno da manhã começarão às 9h30min e terão três horas de duração. Já no período da tarde, o início está previsto para as 15h, com duração máxima de uma hora e 30 minutos.

As provas ocorrem no dia 14, nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Clara. O candidato deverá consultar o número da sala pelo site www.fundatec.org.br , onde também está disponível a lista definitiva com os nomes dos candidatos que tiveram suas inscrições homologadas e as demais informações relacionadas ao concurso.

As vagas são para assistente administrativo, enfermeiro, farmacêutico, fiscal de Meio Ambiente, médico veterinário, nutricionista, orientador social, fiscal municipal, auxiliar de Consultório Dentário, monitor educacional e social, encanador hidráulico, motorista especializado, operário e operário especializado.

 

Foto Rafael Simonis

- Provas serão aplicadas nas dependências da Escola Estadual Santa Clara

05/01/2018 15:17 - Esportes e Lazer

Modelo europeu de competição infantil é novidade neste ano em Santa Clara do Sul


A Copa Cidade das Flores de Futebol Infantil chega à sexta edição neste ano com uma novidade. De forma inédita, a competição infantil seguirá o modelo europeu de disputa nas categorias 2007 e 2008, com as partidas sendo realizadas em campos reduzidos e tendo sete atletas para cada lado. Inclusive as traves terão o tamanho adaptado para a disputa das duas categorias.

O evento será disputado de 12 a 18 de janeiro com a participação de 56 equipes de três estados brasileiros (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). A previsão é atrair em torno de mil atletas e dirigentes a Santa Clara do Sul nos sete dias de torneio. No total serão sete categorias em disputa: 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008. A idade dos jogadores varia entre 9 e 15 anos.

Nesta sexta-feira, dia 5, o Departamento de Esportes do município visitou as sedes esportivas que sediarão os jogos. Em todos os locais, as estruturas estão sendo montadas para receberem os jogadores e dirigentes dos times.

As equipes deverão chegar em Santa Clara do Sul na manhã do dia 12 de janeiro para entrega e conferência da documentação junto à comissão organizadora e participação na cerimônia de abertura, que terá um desfile próximo ao campo do Santa Clara FC, apresentação das equipes e jogo inaugural entre representantes locais, marcado para as 18h.

A competição é organizada pelo Planeta Bola Eventos, com apoio da administração municipal. Mais informações pelo site www.planetabolaeventos.com.br.

 

Sedes das partidas

Campo 1 – Santa Clara FC, no Centro;

Campo 2 – Clube Esportivo, na Rua das Flores;

Campo 3 – EC Cruzeiro, de Nova Santa Cruz;

Campo 4 – ASER Sampainho, em Sampainho;

Campo 5 – EC São José, de Nova Santa Cruz;

Campo 6 – Sercha, de Chapadão;

Campo 7 – EC Canarinho, em São Bento.

04/01/2018 17:37 - Geral

Brigada Militar tem novo contato telefônico


A Brigada Militar (BM) de Santa Clara do Sul informa que a partir desta quinta-feira, dia 4, conta com mais um telefone para contato da comunidade. O número é o (51) 99678-0732 (Claro). Além deste contato, a população tem à disposição os telefones 3782-1031 e 99844-7354 (Vivo). A BM local é coordenada pelo 1º tenente Herton Faria Corrêa, que assumiu o comando no fim de novembro.

03/01/2018 09:28 - Agricultura

Levantamento dos talões de produtor ocorre até 28 de fevereiro


Os agricultores do município devem apresentar o seu talão de produtor até 28 de fevereiro para que possa ser feito o levantamento anual de ICMS. A intenção é apurar as movimentações realizadas em 2017. Solicita-se que os produtores levem o seu talão com as respectivas contranotas no setor de ICMS localizado no Centro Administrativo.

Mesmo que não tenha efetuado venda ou compra em seu talão no ano passado, o agricultor deverá apresentá-lo a fim de constar nos arquivos do município e do Estado e não ser considerado omisso. Isso levaria à suspensão dos benefícios municipais e poderia provocar o cancelamento automático da Inscrição Estadual.