NOTÍCIAS

21/08/2017 16:21 - Saúde

Terapia de grupo estimula o bem-estar de pacientes


Garantir um espaço de interação por meio da terapia de grupo. É com este objetivo que a Secretaria Municipal da Saúde atende em torno de 15 mulheres como forma de garantir o seu bem-estar e o acolhimento das suas necessidades.

As participantes se reúnem quinzenalmente, das 14h às 16h, na sala de reuniões localizada na Unidade Básica de Saúde. Os encontros são mediados pela psicóloga Andiely Dreyer, que atua no posto de saúde há mais de dois meses. Ela destaca que no grupo, denominado de “Elos da Amizade”, as mulheres trocam experiências e contribuem umas com as outras.

Por meio do grupo, as participantes expõem os problemas, angústias, dúvidas e situações que enfrentam no dia a dia. As demais integrantes podem opinar, comentar, sugerir, tendo como base suas próprias experiências. “É fundamental que as participantes tenham em mente que o espaço terapêutico é um lugar seguro e que todas as questões abordadas são mantidas em sigilo”, salienta Andiely.

Para a eficiência do processo, é importante que haja respeito e que as mulheres estejam dispostas não apenas a expor seus problemas, mas também a ouvir o que as demais têm a dizer. As participantes elogiam o espaço que, segundo elas, aumenta a autoestima, cria e fortalece amizades e possibilita um bem-estar entre as mulheres.

Além do grupo terapêutico, a psicóloga realiza consultas individuais, sendo o horário de atendimento de 40 semanais e o serviço prestado por agendamento. Também são feitas visitas domiciliares para casos em que haja a necessidade.

 

Foto Rafael Simonis

- Mulheres se reúnem a cada 15 dias na Unidade Básica de Saúde para trocar experiências

18/08/2017 16:27 - Agricultura

Produtores podem retirar Cheque Incentivo e milho troca-troca


A Secretaria Municipal da Agricultura informa que os produtores podem retirar o Cheque Incentivo, benefício criado para fortalecer o setor primário do município. A entrega começou no dia 15 de agosto e se estende até 31 de outubro, data limite para o agricultor efetuar a compra de insumos. A retirada do cheque deve ser feita no Centro Administrativo.

 

Entrega do milho troca-troca

A Secretaria da Agricultura comunica que desde o dia 15 de agosto realiza a entrega das sementes de milho troca-troca. Os produtores devem retirar os seus pedidos no parque de máquinas da Secretaria de Obras.

15/08/2017 12:00 - Geral

Bombeiros simulam evacuação na Escola Sereno Heisler nesta quarta-feira


A Secretaria Municipal da Educação informa que nesta quarta-feira, dia 16, ocorre uma simulação de evacuação do prédio da Escola Municipal Professor Sereno Afonso Heisler. A ação será realizada com participação do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros. Qualquer movimentação se dará em decorrência dessa atividade, cujo objetivo é preparar alunos e professores para casos de emergência.

09/08/2017 15:08 - Geral

Sexta-feira é feriado municipal em Santa Clara do Sul


O Executivo informa que nesta sexta-feira, dia 11 de agosto, é feriado municipal em Santa Clara do Sul. A data religiosa foi instituída em abril de 2011, a partir de um projeto de lei aprovado na Câmara de Vereadores. As repartições públicas estarão fechadas nesse dia, incluindo as escolas do município. Haverá plantão na saúde para casos de emergência (fones 999718595 ou 989186089).

O feriado é uma homenagem à Santa Clara de Assis, nascida na Itália em 1193, que foi a fundadora do ramo feminino da ordem franciscana, a chamada Ordem de Santa Clara ou Ordem das Clarissas. Ela morreu em 11 de agosto de 1253, tendo influência direta na definição do nome de Santa Clara do Sul.

Santa Clara de Assis inspirou um dos primeiros proprietários das terras onde hoje fica Santa Clara do Sul, Antônio Fialho de Vargas, no momento de escolha do nome religioso à filha, Francisca Inácia, quando ela ingressou na Congregação de Criação de Maria. Assim, o seu nome religioso passou a ser Irmã Clara de Estanislau, o que motivou a atual denominação do município.

 

Foto Rafael Simonis

- Monumento situado na praça matriz homenageia a Santa Clara de Assis

09/08/2017 15:07 - Cultura e Eventos

Dalva Schmitt é eleita a Mãe do Município


Integrar os grupos e preservar valores. É com esse propósito que a União Santa-clarense de Clube de Mães, com apoio do governo municipal, promoveu o evento de escolha da Mãe do Município para o exercício de 2017-2019. O evento ocorreu sábado, dia 5, nas dependências do Clube Esportivo Santa Clara. Integrantes de oito clubes participaram da programação, que ainda contou com apresentações artísticas.

A vencedora foi a candidata do Clube Mãe da Alegria, de Sampainho, Dalva Schmitt, 68 anos. Ela considera este momento como uma importante oportunidade para representar a comunidade da qual faz parte. Já a melhor torcida, o Clube de Mães Santa Inês, de Nova Santa Cruz, teve eleita a Mãe Simpatia, Neusa Maria Bald, 55 anos. Segundo ela, trata-se de uma forma de unir e valorizar as mulheres, em especial as do interior.

Realizado há mais de dez anos, o encontro é uma possibilidade importante de convívio das mães com a comunidade. “É um resgate de culturas, um cultivo de amizades e uma troca de experiências produtiva para todas nós”, observa a presidente da União, Márcia Bald. O evento ainda contou com o apoio da Emater/Ascar-RS de Santa Clara do Sul.

 

Desfile clássico

Criatividade e ousadia marcaram o encontro, que teve desfile com vestuário Retrô das décadas de 1950 a 2000. Numa iniciativa das mães, surgiram looks do dia a dia para festas e até para matrimônio (anos 60), com direito à representação de pedido de casamento em frente ao público. Segundo a Mãe Simpatia, Neusa Bald, esse foi um momento divertido onde se fez um resgate histórico do vestuário das mulheres.

 

Fotos Alessandra Weiler

- Dalva Schmitt (c) foi eleita a Mãe do Município e Neusa Bald (ao lado) ficou com o título de Mãe Simpatia

- Os clubes que integram a União tiveram autonomia para montar as peças para o desfile

02/08/2017 15:27 - Saúde

Profissionais do ESF passam a atender por agendamento


Com o objetivo de melhorar o atendimento prestado na Unidade Básica de Saúde, a Secretaria Municipal da Saúde informa que a partir desta terça-feira, dia 1º, os profissionais do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) passam a atender por agendamento. Para tanto, os pacientes devem ligar para o 3782-1400 ou procurar o posto de saúde para marcar as consultas.

De acordo com a enfermeira Eunice Braun, tal iniciativa evita filas e possibilita um diagnóstico mais preciso. A análise dos exames, por sua vez, continua sendo realizada nas sextas-feiras (ESF 2 de manhã e ESF 1 à tarde). Vale ressaltar que os pacientes devem procurar atendimento conforme o ESF em que estão inseridos.

Mais um médico da Família foi contratado para agilizar o atendimento. Natural de Porto Alegre, Thiago Zilli Batista atua no ESF 1 há cerca de um mês. Hoje cada equipe de Estratégia Saúde da Família é composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e sete agentes comunitários de saúde.

Eunice também reforça a orientação de que os pacientes de Santa Clara do Sul devem buscar primeiramente o atendimento na Unidade Básica de Saúde local, durante o horário de expediente, antes de procurarem o serviço no Hospital Bruno Born. O pronto-socorro deve ser buscado apenas em casos de urgência. Caso contrário, eles correm o risco de ficarem sem atendimento no hospital.

 

Foto Rafael Simonis

- Doutor Thiago Zilli Batista atua no posto de saúde há cerca de um mês

01/08/2017 15:28 - Educação

Município investe na capacitação dos professores


Oferecer momentos de capacitação aos professores para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Este tem sido um dos enfoques da Secretaria Municipal de Educação nesses primeiros meses de gestão, levando em conta a missão de governo que é servir de suporte para o desenvolvimento das pessoas que moram no município.

De acordo com o secretário de Educação, Cultura, Desporto e Juventude, Mauro Heinen, além de atualizarem os seus conceitos enquanto professores, os profissionais ficam mais preparados para potencializar o aprendizado das crianças e adolescentes. Ele acredita que a escola passa por um momento de ressignificação, o que exige dos educadores o uso de estratégias que estimulem os estudantes a terem prazer em ir à aula.

Um dos eventos de capacitação proporcionados aos professores foi o Fórum Internacional de Educação do Vale do Taquari, que ocorreu nos dias 20, 21 e 22 de julho no Centro Comunitário Cristo Rei, em Estrela. Entre os objetivos esteve a qualificação dos profissionais da área no momento em que o setor passa por mudanças estruturais em virtude dos Planos Municipais, Estaduais e Nacional de Educação e da nova Base Nacional Curricular.

Os temas abordados durante o evento foram a necessidade da inclusão, a criança como sujeito do processo de construção do conhecimento, a importância da articulação entre a Educação Infantil e as Séries Iniciais, o uso das tecnologias e metodologias ativas de aprendizagem, as relações entre a infância e o meio ambiente, técnicas de controle de atenção para a sala de aula e a nova Base Curricular Nacional.

Educadora na Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Mundo, Letícia Scherner salienta que a essência do trabalho do professor é na infância. Segundo ela, o fórum evidenciou que o tempo destinado a compartilhar saberes requer seriedade e respeito por todos os profissionais da educação.

Letícia ressalta a necessidade de uma formação continuada, seja por meio de leituras, estudos ou palestras, para sanar dificuldades e agregar conhecimento. “Como diz Manoel de Barros, a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças e barômetros. A importância de uma coisa há de ser medida pelo encantamento que ela produz em nós.”

A diretora da Escola Municipal Professor Sereno Afonso Heisler, Jordana Giongo Heisler, menciona que os momentos de qualificação fazem os educadores repensarem a prática docente, o preparo profissional e a condução do processo de ensino-aprendizagem. “A participação no fórum proporcionou uma reflexão e trocas de experiências”. Acredita que tais eventos possibilitam aos docentes estarem mais capacitados e atenderem as exigências impostas pela sociedade”.

 

Foto Divulgação

- Professores participam de um processo de formação continuada, como ocorreu no Fórum Internacional de Educação realizado em Estrela

01/08/2017 11:51 - Esportes e Lazer

Município sedia a 4ª etapa do Gaúcho de Enduro


O Campeonato Gaúcho de Enduro terá a disputa da quarta etapa neste domingo, dia 6, no clube XV de Novembro, em Picada Santa Clara, interior do município. Além das provas relacionadas à competição, haverá a participação de trilheiros. A largada está prevista para as 10h.

Enquanto nas categorias que disputam o Enduro serão realizadas três voltas de 39 quilômetros cada, os trilheiros farão duas voltas de 39 quilômetros cada. Também haverá a uma pista com obstáculos elaborados para todos os tipos de pilotagem. Os cinco primeiros colocados de cada categoria recebem premiação.

Os interessados podem se inscrever e obter mais informações no site www.agpe.com.br, pelo fone (51) 99712-4906 ou no local da competição. O investimento é de R$ 106 para quem disputa o campeonato e de R$ 86 para os trilheiros. Os valores antecipados valem até o dia 5 de agosto.

Os 100 primeiros inscritos ganham uma camiseta oficial. Também será servido café aos participantes a partir das 8h com entrega do kit de corrida. Além de lanches e bebidas, está previsto almoço ao preço de R$ 20. A entrada é gratuita.

26/07/2017 14:28 - Agricultura

Prazo para solicitar auxílio silagem termina na segunda-feira


A Secretaria da Agricultura informa aos produtores que o período de encaminhamento do auxílio silagem se encerra na próxima segunda-feira, dia 31 de julho. Para ter direito ao benefício é computada a venda de leite e a comercialização de bovinos, conforme Lei Municipal N° 1.764, de 11 de março de 2013.

Os beneficiários deverão solicitar o auxílio na secretaria, munidos do Talão de Produtor e informações da conta bancária para realizar o depósito. O programa visa promover o aumento da capacidade produtiva do setor primário a partir da redução dos custos com silagem, que serve de trato nutritivo para o rebanho. Isso garante melhores condições de vida ao produtor e estimula a sua permanência no meio rural.

 

Foto Rafael Simonis

24/07/2017 15:47 - Geral

Governo recebe sugestões por meio de urnas


A administração municipal aprimora o formato de comunicação com a comunidade. Além dos espaços para sugestões na internet (fanpage e site), os moradores podem avaliar o governo e indicar melhorias por meio de urnas implantadas em locais de maior circulação de pessoas. A iniciativa ocorre desde o início do ano e, em nove diferentes pontos, 327 cédulas foram preenchidas pelos cidadãos.

As urnas estiveram posicionadas no Parque de Máquinas, na EMEI Pequeno Mundo, na Unidade Básica de Saúde (UBS), no Centro Administrativo, na Secretaria de Assistência Social, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras), na EMEF Sereno Afonso Heisler, na EMEF Willibaldo Both e na EMEF Gustavo Seidel. Além destas, outra segue na EMEF Frei Henrique de Coimbra.

Nas cédulas, com questionamentos específicos sobre cada repartição onde a urna estava situada, os moradores puderam avaliar a qualidade de atendimento, os serviços prestados e a estrutura oferecida. Além disso, sugerir mudanças a serem analisadas pelo governo municipal. Todas as informações estão em análise pelo prefeito Paulo Cezar Kohlrausch.

O governo reposicionará as urnas em outros espaços públicos nos próximos meses mediante divulgação prévia. Além desse canal de comunicação, os moradores podem sugerir melhorias por meio da fanpage – página da prefeitura no Facebook – ou pelo site santaclaradosul-rs.com.br, na aba “FALE CONOSCO”.

 

Foto Arquivo/Rafael Simonis

- Moradores podem avaliar a qualidade de atendimento, os serviços prestados e a estrutura oferecida