NOTÍCIAS

23/06/2017 16:49 - Assistência Social

Festa junina do CRAS integra famílias


Os usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) oferecidos pelo Centro de Referência de Assistência Social participaram da tradicional festa junina nessa quarta-feira, dia 21, no Salão Paroquial. O objetivo foi oportunizar momentos de integração, lazer e ampliar os vínculos comunitários.

Na parte da tarde, as atividades envolveram pessoas com deficiência (PCDs), idosos, crianças, adolescentes e familiares. E à noite, o evento teve continuidade com o “Arraiá da Família”, reunindo pais, mães e irmãos dos participantes do SCFV para crianças e adolescentes dos 6 aos 15 anos.

Em torno de 140 pessoas participaram da festa junina, que contou com comidas típicas, dança realizada pelos PCDs, dança da quadrilha, teatro apresentado pelas crianças e adolescentes, música interpretada por alunos dos 6 aos 15 anos e brincadeiras.

 

Fotos Rafael Simonis

21/06/2017 17:34 - Educação

Alunos participam de palestra sobre educação fiscal e cidadania


Os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Turno Integral Professor Sereno Afonso Heisler participaram de uma palestra sobre educação fiscal na semana passada, no auditório do Centro Administrativo. As áreas da indústria e comércio têm sido um dos temas de aula da turma de 26 alunos, sob orientação da professora Alvanira Weiss Konrath.

Entre os assuntos abordados pelo auxiliar administrativo Volnei Heitor Konrath e pelo fiscal municipal Altemir Roberto Hendges estiveram as atividades industriais e comerciais, tributos e notas fiscais, além da importância da cidadania. “É essencial despertar nas crianças o interesse por esses temas”, destacam os palestrantes.

 

Foto Rafael Simonis

13/06/2017 14:57 - Assistência Social

Conselho apresenta plano decenal dos direitos das crianças e dos adolescentes


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) apresentou as metas do plano decenal nessa terça-feira, dia 13, no auditório do Centro Administrativo. O material foi elaborado por representantes de entidades e órgãos públicos do município que integram o conselho ao longo do ano passado.

Uma pesquisa com 420 alunos entre 11 e 19 anos ajudou a fundamentar a elaboração do plano. Desses, 63 estudantes são da Escola Municipal Frei Henrique de Coimbra (6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental) e 357 alunos da Escola Estadual Santa Clara (6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio).

Entre os assuntos questionados no estudo estiveram a qualidade na relação familiar, principais demandas das crianças e adolescentes por área, ações a serem desenvolvidas para os jovens e a visão que esse público possui em relação ao município.

A partir do levantamento, o Comdica definiu algumas atividades a serem implementadas até 2026. Entre elas, a criação de fóruns de discussão sobre assuntos diversos, aulas de cidadania, cuidado com o patrimônio público, conscientização no trânsito, resgate histórico das comunidades, inclusão digital, espaço de escuta permanente nas escolas, orientação sobre educação emocional e financeira, implantação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para jovens de 15 a 17 anos, estímulo à permanência no campo e ampliação do projeto Jovem Aprendiz.

E para dar ainda mais transparência e divulgação ao plano decenal, o Comdica programou dois seminários, um em 2018 e outro em 2022, com o objetivo de apresentar os resultados obtidos.

 

Foto Rafael Simonis

- Apresentação foi realizada nessa terça-feira, no auditório do Centro Administrativo

12/06/2017 15:59 - Geral

Feriado altera atendimento nas repartições públicas


Santa Clara do Sul – O governo municipal comunica que o atendimento nas repartições públicas será diferenciado nesta semana. Na quinta-feira, dia 15, feriado de Corpus Christi, todos os setores estarão fechados. Já na sexta-feira, dia 16, ponto facultativo, apenas a Unidade Básica de Saúde terá expediente, das 7h30min até as 13h30min, para serviços considerados básicos. Haverá plantão na saúde para casos de urgência e emergência (fones 99971-8595 e 98918-6089).

12/06/2017 15:46 - Esportes e Lazer

Seis jogos abrem o campeonato de futebol sete


As redes balançaram 23 vezes nas seis partidas que abriram o 9º Campeonato Municipal de Futebol Sete no domingo, em Chapadão, totalizando uma média de quase quatro gols por jogo. O destaque foi a equipe da casa, Asercha, que aplicou uma goleada de 9 a 0 no Clube Amizade de Alto Arroio Alegre pela categoria livre.

Nas demais partidas da rodada os resultados foram: ASER Sampainho 0 a 1 Clube Esportivo Santa Clara (sub-23), Amigos da Asercha 0 a 2 EC Cruzeiro de Nova Santa Cruz (livre), XV de Novembro 1 a 3 ASER Sampainho (livre), XV de Novembro/Pânico 3 a 2 Clube Esportivo Santa Clara (livre) e EC Cruzeiro 0 a 2 Asercha (sub-23).

A segunda rodada ocorre domingo, dia 18, no campo do EC Cruzeiro de Nova Santa Cruz, a partir das 14h. No campo 1 jogam Clube Esportivo Santa Clara x Asercha (sub-23) e EC Cruzeiro x ASER Sampainho (sub-23). E no campo 2 se enfrentam XV de Novembro/Pânico x EC Cruzeiro (livre) e Clube Amizade x ASER Sampainho (livre). Nesta rodada folgam XV de Novembro, Asercha, Clube Esportivo Santa Clara e Amigos da Asercha pela categoria livre.

 

Fotos Rafael Simonis

- Após a disputa de jogos acirrados no último fim de semana, competição terá a segunda rodada no próximo domingo

- Asercha venceu o EC Cruzeiro por WO na categoria sub-23

 

05/06/2017 15:04 - Meio Ambiente

Município promove seminário para aproximar meio ambiente da comunidade nesta terça


Com o objetivo de aproximar o setor de meio ambiente e saneamento básico da comunidade e debater a importância do desenvolvimento sustentável do município, a administração municipal realiza o “Seminário de Gestão Ambiental”. O evento ocorre nesta terça-feira, dia 6 de junho, a partir das 19h30min, no Clube Centro de Reservistas. Toda a população está convidada a prestigiar a programação.

O seminário é uma das ações programadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento Básico para marcar a Semana Mundial do Meio Ambiente. Na oportunidade serão debatidas as atividades desenvolvidas nos setores e um futuro com menos impactos ambientais à sociedade.

O evento terá as palestras do secretário municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico, Edson José Mallmann; da bióloga Dalila Welter; do promotor Sérgio da Fonseca Diefenbach; da chefe do Gabinete da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, senhora Lílian Zenke e do prefeito Paulo Cezar Kohlrausch.

Além do seminário, a Semana Mundial do Meio Ambiente será marcada por oficinas sobre biodiversidade e bacias hidrográficas coordenadas pelo grupo de extensão em educação ambiental da Univates. As atividades ocorrem nesta segunda, terça e quarta-feira, nas escolas municipais Professor Sereno Afonso Heisler, Frei Henrique de Coimbra, Willibaldo Both e Gustavo Seidel.

E para encerrar a programação, na quinta-feira, dia 8, haverá o teatro “ECOmigo, ECOntigo”. Interpretado pelo grupo Foco 3 Produções, de Caxias do Sul, o espetáculo será realizado às 14h, no Clube Centro de Reservistas. A classificação é livre. Os atores convidam o público a adotar hábitos de consumo sustentável, incentivam a reciclagem e a reutilização dos resíduos sólidos, bem como a destinação adequada dos dejetos, enfatizando a responsabilidade compartilhada pelo meio ambiente.

 

Foto Divulgação

- Entre os assuntos a serem debatidos está a importância do desenvolvimento sustentável do município

06/06/2017 09:46 - Agricultura

Vacinação contra febre aftosa é prorrogada até 16 de junho


Devido às chuvas intensas ocorridas no Rio Grande do Sul nos últimos dias e a consequente dificuldade de imunização do rebanho, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento prorrogou a campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado até o dia 16 de junho.

Para tanto, a Secretaria Municipal da Agricultura pede aos produtores de Santa Clara do Sul que ainda não providenciaram a imunização para que a façam até essa data, evitando qualquer tipo de autuação ou punição por parte do Estado. A aplicação das doses é obrigatória para todos os bovinos e bubalinos, independentemente da idade e do número de animais.

As doses necessárias para a vacinação do rebanho devem ser compradas em casas agropecuárias credenciadas. Após, os produtores precisam comprovar a imunização no Posto Veterinário, situado na Secretaria Municipal da Agricultura, por meio da Nota Fiscal de compra, no máximo cinco dias após a aquisição. Mais informações na Secretaria Municipal da Agricultura ou pelo telefone (51) 3782-2265.

 

Foto Arquivo/Rafael Simonis

- Produtores de Santa Clara do Sul devem efetuar a vacinação contra aftosa até a metade deste mês

06/06/2017 09:06 - Geral

Município realiza processo seletivo para contratar servente


A administração municipal realiza processo seletivo simplificado para contratação temporária. O objetivo é formar cadastro reserva (banca) para o cargo de servente. Para tanto, o candidato deve ter a 6ª série (7º ano) do Ensino Fundamental concluída. A carga horária é de 44 horas semanais.

Os interessados podem se inscrever até esta quinta-feira, dia 8, no Centro Administrativo, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h. O edital de abertura está disponível no site www.santaclaradosul-rs.com.br, no campo “Editais”. A vaga é para casos de substituição a titulares afastados por motivo de licenças e/ou para atender excepcional interesse público.

Caso haja mais de um candidato inscrito, considera-se como critérios de desempate primeiramente quem tiver maior experiência na preparação da merenda escolar, depois quem tiver maior experiência na limpeza geral de prédios públicos e, por fim, quem tiver maior escolaridade. E se ainda houver empate, será realizado sorteio público, na sexta-feira, dia 9, às 10h, no saguão do Centro Administrativo.

 

05/06/2017 15:25 - Geral

Prazo para Alistamento Militar vai até 30 de junho


A Junta de Serviço Militar, localizada na Avenida 28 de Maio, nº 1103, centro da cidade, comunica aos jovens santa-clarenses que completam ou completaram 18 anos em 2017 (classe de 1999) que o Alistamento Militar começou no dia 1º de janeiro e termina no dia 30 de junho.

É necessário levar os seguintes documentos: uma foto 3x4 recente; Carteira de Identidade; CPF; comprovante de residência obrigatoriamente no nome do jovem ou dos pais. Outra exigência é de que o jovem esteja morando por no mínimo um ano no município.

Conforme o secretário da Junta de Serviço Militar, Diego Paludo, o alistamento é obrigatório e caso não seja feito, o jovem fica impedido de se matricular em instituição de ensino pública ou privada, de assinar contrato de trabalho temporário ou efetivo, de retirar passaporte e de renovar visto.

04/06/2017 10:40 - Esportes e Lazer

RODADA DO FUTEBOL ESTÁ CANCELADA


Santa Clara do Sul - Devido às fortes chuvas, a primeira rodada do Campeonato Municipal de Futebol Sete, que estava prevista para iniciar hoje à tarde, dia 4, na ASERCHA, em Chapadão, foi cancelada. Com isso, o início da competição fica marcado para o próximo domingo, no mesmo local e horário, às 13h15min.