NOTÍCIAS

04/12/2017 10:42 - Geral

Recibos do INCRA podem ser retirados no Centro Administrativo


O governo municipal informa a todos os proprietários de terras rurais que os recibos do INCRA 2017 podem ser retirados no Centro Administrativo até o dia 31 de dezembro. Para tanto, os produtores devem trazer o último recibo referente aos anos de 2015 e 2016.

27/11/2017 10:50 - Cultura e Eventos

Público lota clube na abertura do Natal


Centenas de pessoas lotaram o Clube Centro de Reservistas nesse domingo, dia 26, para acompanhar a abertura da programação natalina de Santa Clara do Sul, denominada de “Natal de Luzes e Cores na Cidade das Flores”.

Abrindo o evento, o Grupo Aquarela apresentou o espetáculo “Grande Festa de Natal”, interpretando as mais belas canções natalinas e infantis com muitas brincadeiras, imaginação, emoção e participação das crianças e de toda a família.

Depois a atração foi a chegada do Papai Noel, que distribuiu balas e pirulitos e tirou fotografias com a criançada, enaltecendo a magia do Natal.

E encerrando a programação, a Orquestra Jovem do SESI fez um show especial de Natal que emocionou o público. No repertório estiveram músicas variadas, desde os estilos popular e clássico até temas natalinos.

O evento ainda contou com brinquedos infláveis, feiras do produtor e do artesanato, tenda do chimarrão e participação de agroindústrias.

 

Programação segue em dezembro

A programação natalina ainda prevê atividades para o dia 17 de dezembro, no Clube Centro de Reservistas, quando estão marcados os shows da Cia do Riso, com o espetáculo “Chegada do Papai Noel Num Passe de Mágica”, da Orquestra de Santa Clara do Sul e da Banda Studio.

E finalizando as atrações, no dia 22 de dezembro ocorrerá um Calçadão na Avenida 28 de Maio. Na oportunidade haverá o espetáculo “Natal Mágico” com Vanessa Salin e show acústico com Leandro Mallmann.

 

Fotos Rafael Simonis

- Papai Noel distribuiu balas e pirulitos, cantou e tirou fotos com a criançada

- Orquestra Jovem do SESI fez um show especial de Natal que emocionou o público

- Grupo Aquarela apresentou o espetáculo “Grande Festa de Natal”

- Centenas de pessoas lotaram o Clube Centro de Reservistas nesse domingo

- Prefeito Paulo Kohlrausch (e), ao lado do vice Fabiano Immich, agradeceu à comunidade por auxiliar no desenvolvimento do município

24/11/2017 15:13 - Agricultura

Prazo para vacinar rebanho contra aftosa termina dia 30


PRAZO PARA VACINAR REBANHO CONTRA AFTOSA TERMINA DIA 30 DE NOVEMBRO / Todos os agricultores que possuem animais cadastrados com idade inferior a dois anos devem comprar as doses em casas agropecuárias credenciadas pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI). Após, precisam comprovar a imunização na Secretaria Municipal da Agricultura por meio da Nota Fiscal de compra e da declaração do número de animais vacinados, por categoria, no máximo cinco dias após a compra. Aqueles que não comprovarem a vacinação serão autuados, conforme determinação do Decreto Estadual n° 52.434/15, e terão sua propriedade interditada até a regularização dos procedimentos. Mais informações pelo telefone (51) 3782-2265.

 

22/11/2017 17:21 - Saúde

Município realiza processo seletivo para contratar farmacêutico


A administração municipal realiza processo seletivo simplificado para contratação temporária de um farmacêutico. A carga horária é de até 40 horas semanais para atuar na Unidade Básica de Saúde. O profissional deverá ter Ensino Superior e registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF).

Os interessados podem se inscrever até esta sexta-feira, dia 24, no Centro Administrativo, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h. O edital de abertura está disponível no site www.santaclaradosul-rs.com.br, no campo “Processos Seletivos”.

Caso haja mais de um candidato inscrito, considera-se como critérios de desempate primeiramente quem tiver maior grau de escolaridade concluída e, depois, maior tempo de experiência em saúde pública, na área correlata, devidamente comprovada. E se ainda houver empate, será realizado sorteio público no dia 27 de novembro, às 14h, no saguão do Centro Administrativo.

22/11/2017 15:58 - Cultura e Eventos

Natal de Luzes e Cores começa neste domingo


O governo municipal programou uma série de atrações para marcar a passagem do Natal. O primeiro evento está previsto para este domingo, dia 26, quando ocorre a abertura da programação. Será em frente à Igreja Matriz, com início às 18h. Em caso de chuva, o evento ocorre no Clube Centro de Reservistas.

Entre os destaques estão o espetáculo “Grande Festa de Natal”, às 19h, apresentado pelo Grupo Aquarela; o show especial da Orquestra do SESI, às 20h, e a chegada do Papei Noel. Também haverá brinquedos infláveis para as crianças, feiras do produtor e do artesanato, tenda do chimarrão e participação de agroindústrias. Pede-se que o público traga suas cadeiras.

Denominada de Natal de Luzes e Cores na Cidade das Flores, a programação ainda prevê atividades para o dia 17 de dezembro, no Clube Centro de Reservistas, quando estão marcados os shows da Cia do Riso, com o espetáculo “Chegada do Papai Noel Num Passe de Mágica”, da Orquestra de Santa Clara do Sul e da Banda Studio.

E finalizando as atrações, no dia 22 de dezembro ocorrerá um Calçadão na Avenida 28 de Maio. Na oportunidade haverá o espetáculo “Natal Mágico” com Vanessa Salin e show acústico com Leandro Mallmann.

 

Fotos Divulgação

- Espetáculo “Grande Festa de Natal”, do Grupo Aquarela, é um dos destaques deste domingo

- Orquestra do SESI fará uma apresentação especial de Natal para o público

22/11/2017 15:15 - Saúde

Município promove Encontro da Saúde do Homem


Com o objetivo de orientar e conscientizar sobre a importância da prevenção, o Executivo promove o Encontro Municipal da Saúde do Homem na próxima quarta-feira, dia 29, no Salão Paroquial. O evento é uma promoção da Secretaria Municipal da Saúde, com apoio da Liga Santa-clarense de Combate ao Câncer. A entrada é gratuita.

Alusivo ao Novembro Azul, o encontro terá a abertura oficial às 13h30min. Na sequência, às 14h, está prevista a palestra da médica do Trabalho, Adriana Skamvetsakis, que abordará “O Impacto do Agrotóxico na Saúde”.

Outra palestra ocorrerá às 14h45min, com o doutor Kélio, da Oncologia do Hospital Bruno Born. Ele falará sobre “A Importância do Diagnóstico Precoce no Tratamento do Câncer da Próstata”.

Ao final do evento haverá um coffee break e o sorteio de exames de próstata (PSA) entre os homens presentes no encontro, que também é aberto à participação das mulheres.

 

Foto Divulgação

22/11/2017 15:11 - Urbano e Rural

Donos de terrenos devem providenciar roçada


O Executivo notifica os proprietários de terrenos baldios localizados no perímetro urbano para que façam a roçada dos lotes num período de 30 dias, contados a partir desta terça-feira, dia 21. Caso não executem tais serviços no prazo, os donos devem solicitar a limpeza pela administração municipal.

E se não houver comunicação nesse período, o município executará a roçada e lançará o respectivo valor em dívida ativa. Neste caso, os proprietários de terrenos com até 450 metros quadrados pagam R$ 144,72. Para quem possui lotes maiores, o custo aumenta em R$ 0,12 por metro quadrado que exceder a área citada acima.

A colaboração da comunidade é essencial para manter a limpeza dos ambientes, evitando que os locais sirvam de depósito de lixo e proliferação de insetos. Essa é uma reivindicação da própria população, que tem denunciado ao governo municipal o descaso de alguns proprietários de áreas baldias.

De acordo com o Código de Posturas do município, o proprietário e os inquilinos são responsáveis pela limpeza e asseio de pátios, quintais, prédios e terrenos.

 

Foto Arquivo

- Manter os ambientes limpos é fundamental para evitar o depósito de lixo e a proliferação de insetos

17/11/2017 10:35 - Indústria e Comércio

Governo traz palestra de renome nacional


Com o propósito de capacitar e orientar os profissionais da indústria, comércio e serviços de Santa Clara do Sul sobre a conjuntura econômica do país, o governo municipal traz ao município uma das referências no setor em nível nacional, a doutora Patrícia Palermo.

O evento ocorre na próxima terça-feira, dia 21, no Clube Centro de Reservistas, com início previsto para as 19h30min. Todos os empresários e funcionários que atuam no município estão convidados a participar. A entrada é gratuita.

Eleita a Economista do Ano em 2016, Patrícia fará uma apresentação do momento econômico atual e sua interface com o cenário político, além de abordar as perspectivas de curto e médio prazo para a economia brasileira. Outro tema a ser debatido é o impacto da situação nacional na dinâmica das empresas.

De acordo com a secretária municipal de Gestão e Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Mallmann, a palestra “O que esperar do Brasil em 2018” integra as ações do Programa Santa Clara Tem Valor, que visa qualificar o comércio local, aumentar a receita e fortalecer a economia do município.

 

A palestrante

Patrícia Palermo é doutora em Economia Aplicada pela UFRGS e professora Universitária da ESPM/São Francisco de Assis e da Uniritter. Foi eleita em 2016 como Economista do Ano pelo Conselho de Economia do Rio Grande do Sul.

É uma das autoras dos livros “A crise econômica internacional e os impactos no Rio Grande do Sul” e “O Rio Grande Tem Saída?”. Desde 2011 é a economista-chefe do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac. E em 2017, recebeu o prêmio “Mulheres que Inspiram” da Revista Donna, do Grupo RBS, devido seu destaque profissional.

 

O programa

Lançado em agosto, o Santa Clara Tem Valor buscou, num primeiro momento, provocar a reflexão do empresariado e da comunidade em relação à necessidade de mudanças conceituais para alcançar melhores resultados nos setores econômicos.

Depois, criou-se um ciclo de palestras com seis módulos sobre contemporaneidade, atendimento com excelência, gestão de processos e financeira, comunicação e formas de agregar valor ao comércio. Feito isto, iniciou-se curso de gestão visual.

Outro destaque foi a implantação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Comdescla), que serve como interlocutor entre poder público e comunidade, e define a aplicação dos recursos. Para este fim de ano estão previstas ações de marketing para estimular os consumidores a comprarem no município e exigirem nota fiscal.

 

Foto Shari Kozak

- Patrícia Palermo foi eleita a Economista do Ano no RS em 2016

08/11/2017 14:34 - Educação

Município adquire notebooks para escolas


Com o objetivo de modernizar e aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, levando tecnologia aos alunos e professores da rede municipal de ensino, o Executivo investiu mais de R$ 33 mil na compra de 17 notebooks.

Do total de equipamentos adquiridos, oito foram entregues à Escola Professor Sereno Afonso Heisler, seis para a Escola Frei Henrique de Coimbra e um para a Escola Pequeno Mundo. Outros dois serão usados pela Secretaria Municipal de Educação.

Os aparelhos foram comprados da empresa DSL Soluções em TI, de Lajeado, por meio de processo licitatório. Os notebooks serão usados tanto pelos educadores, para a preparação das aulas, como pelos estudantes, que poderão realizar pesquisas, buscar novos conhecimentos e aperfeiçoar o uso de recursos tecnológicos.

 

Fotos Divulgação

- Equipamentos possibilitam a modernização do processo de ensino-aprendizagem

08/11/2017 10:59 - Agricultura

Produtores devem vacinar rebanho contra febre aftosa


A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa ocorre no município até o dia 30 de novembro. A imunização é obrigatória para todos os bovinos e bubalinos, tendo como objetivo proteger o rebanho gaúcho contra essa doença contagiosa e responsável por diversos prejuízos econômicos e sociais ao Estado.

Todos os agricultores que possuem animais cadastrados com idade inferior a dois anos devem comprar as doses necessárias para a vacinação do rebanho em casas agropecuárias credenciadas pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI).

Após, os produtores deverão comprovar a imunização na Secretaria Municipal da Agricultura por meio da Nota Fiscal de compra e da declaração do número de animais vacinados, por categoria, no máximo cinco dias após a compra. Orienta-se, também, que nesse momento seja verificada a atualização do seu cadastro de animais junto ao Posto Veterinário.

Aqueles que não comprovarem a vacinação serão autuados, conforme determinação do Decreto Estadual n° 52.434/15, e terão sua propriedade interditada até a regularização dos procedimentos. Mais informações na Secretaria Municipal da Agricultura durante todo o mês de novembro ou pelo telefone (51) 3782-2265.