NOTÍCIAS

21/08/2017 16:21 - Saúde

Terapia de grupo estimula o bem-estar de pacientes


Garantir um espaço de interação por meio da terapia de grupo. É com este objetivo que a Secretaria Municipal da Saúde atende em torno de 15 mulheres como forma de garantir o seu bem-estar e o acolhimento das suas necessidades.

As participantes se reúnem quinzenalmente, das 14h às 16h, na sala de reuniões localizada na Unidade Básica de Saúde. Os encontros são mediados pela psicóloga Andiely Dreyer, que atua no posto de saúde há mais de dois meses. Ela destaca que no grupo, denominado de “Elos da Amizade”, as mulheres trocam experiências e contribuem umas com as outras.

Por meio do grupo, as participantes expõem os problemas, angústias, dúvidas e situações que enfrentam no dia a dia. As demais integrantes podem opinar, comentar, sugerir, tendo como base suas próprias experiências. “É fundamental que as participantes tenham em mente que o espaço terapêutico é um lugar seguro e que todas as questões abordadas são mantidas em sigilo”, salienta Andiely.

Para a eficiência do processo, é importante que haja respeito e que as mulheres estejam dispostas não apenas a expor seus problemas, mas também a ouvir o que as demais têm a dizer. As participantes elogiam o espaço que, segundo elas, aumenta a autoestima, cria e fortalece amizades e possibilita um bem-estar entre as mulheres.

Além do grupo terapêutico, a psicóloga realiza consultas individuais, sendo o horário de atendimento de 40 semanais e o serviço prestado por agendamento. Também são feitas visitas domiciliares para casos em que haja a necessidade.

 

Foto Rafael Simonis

- Mulheres se reúnem a cada 15 dias na Unidade Básica de Saúde para trocar experiências