SÍMBOLOS

Brasão:

Este é o brasão do município, que foi adaptado oficialmente, em 10 de maio de 1993, pela Lei n° 23 de 1993. Trata-se de um Escudo português pleno, encimado pelo Arco da Igreja Matriz, em ouro. Ao alto, uma estrada em direção ao sol, em marron e vermelho respectivamente um céu azul. No centro, uma indústria, em ouro ao fundo, em verde, as montanhas santaclarenses. E abaixo, uma plantação, em verde e marron. O listél, em vermelho, carregado de letras e números em preto, é complementado nas laterais do escudo por duas armas cruzadas, em preto.

O brasão simboliza a origem lusa de nossa formação, como nacionalidade o Arco, localizado em frente a Igreja Matriz, representa a religiosidade da população de Santa Clara do Sul. A Estrada que leva em direção ao sol dignifica o progresso em nosso município. A indústria representa uma forte economia aqui existente. Ao fundo as montanhas (verde), simboliza o abundante verde que há em Santa Clara do Sul. A plantação em marron e verde simboliza outra forte economia, a agricultura. A data, inscrita no listél, significa dia, mês e ano da lei da criação do município. As armas são um marco histórico, porque simboliza as bravas pessoas que lutaram por Santa Clara do Sul. Ao alto, o sol resplandescendo no céu azul, significando a serenidade, símbolo da bondade e acolhimento do nosso povo.

Bandeira:

A bandeira constitui-se de três cores: Vermelho a esquerda representa o passado lutas e combates que ficaram na memória do povo santaclarense, o branco representa a paz e o verde representa o verde abundante em nosso município.